1_

VILA BOA

Conteudo Isobar

Cidade de Goiás: arte sacra nas igrejas seculares, arquitetura barroca e natureza singular são algumas de suas atrações turísticas

Passear pela Cidade de Goiás é como adentrar, por alguns instantes, em um túnel do tempo e aterrissar no período colonial brasileiro: as ruas com calçamento de pedra, as casas construídas lado a lado e os museus e igrejas erguidos à luz do estilo barroco são alguns dos elementos que reforçam essa ideia.

Também conhecida como Goiás Velho, a Cidade de Goiás é um dos municípios do estado que leva seu nome e foi sua primeira capital (a atual é Goiânia), com importância fundamental na história brasileira. Por conta de um tombamento nos anos 1950, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial do século XVIII.

Situado em um cenário de topografia única, ao sopé da Serra Dourada, e envolvido por morros verdes, o local ficou conhecido como Vila Boa no início de sua criação. Em 2001, ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco. Todos os anos, recebe o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, com participação de países da África, Europa, América e Ásia.

Goiás Velho foi fundado no Ciclo do Ouro – que se iniciou no final do século XVII, com a descoberta das primeiras minas de ouro – e é destino certo tanto para os que gostam de visitar cidades históricas quanto para os que apreciam turismo ecológico.

No centro histórico, não deixe de visitar as igrejas Nossa Senhora da Aparecida e Nossa Senhora do Rosário, ambas construídas no século XVIII. Outra atração imperdível é conhecer a casa da poetisa Cora Coralina (1889-1985), cuja casa se tornou um museu. Dica importante: esqueça o carro para esses passeios e caminhe sem pressa pelas ruazinhas de pedra da região.

A antiga cidade colonial é também um lugar a ser explorado pelos amantes da natureza. A sete quilômetros do centro histórico, por exemplo, está a Cachoeira das Andorinhas, uma das mais visitadas e opção perfeita para um mergulho. Já o Parque Estadual Serra Dourada, área de preservação ambiental, é visita obrigatória para os que quiserem desbravar as riquezas naturais de maneira mais aprofundada.

Há vários outros destinos ecoturísticos, como o Santuário Ecológico Poço do Sucuri e o Parque Turístico Carioca, um museu arqueológico a céu aberto. Vários são os motivos para conhecer essa charmosa cidade com potencial para encantar turistas de todos os gostos e idades.

Mais Matérias