The_main_floor_of_Amoeba_Records_in_Hollywood_(6245417092)

Templo da música

Conteudo Isobar

A maior loja de discos do mundo fica na Califórnia e se firma como a Meca da música apesar de concorrentes como a pirataria e o Spotify

Um galpão gigantesco ocupa um quarteirão inteiro em Hollywood, Los Angeles. Dentro dele, dois andares abrigam CDs, LPs, DVDs, pôsteres, acessórios, colecionáveis e até fitas VHS.

E essa não é a única localização da Amoeba Music; apesar de um pouco menores, outras duas lojas são dedicadas à arte da música: a original, fundada em 1990, continua na Telegraph Avenue, na cidade universitária de Berkeley, e a de São Francisco fica numa antiga pista de boliche próxima ao Golden Gate Park.

Apesar das quedas nas vendas que atingem toda a indústria, a Amoeba continua firme, com mais de 500 funcionários e as três maiores lojas de discos dos Estados Unidos, e é parada obrigatória para quem ama música. Em seus endereços, é possível encontrar desde lançamentos da música pop até edições esgotadas e discos raríssimos de artistas obscuros e gravadoras falidas.

De tão grandes, as lojas chegam a oferecer mapas para os clientes não se perderem e cestas para carregar todos os discos e descobertas fantásticas até o caixa. Não se surpreenda se você gastar o dia inteiro entre seus corredores; muitos visitantes levam listas de compras e, mesmo assim, fica difícil não se render a uma boa garimpada nas prateleiras de usados.

A loja virtual não podia ser menos tentadora. Além de oferecer o catálogo completo das lojas físicas, possui também o Vinyl Vaults, uma lista com milhares de discos raros e fora de circulação digitalizados e remasterizados pela própria Amoeba e disponíveis através de download pago.

A lendária loja também é palco de eventos e shows: já se apresentaram por lá gente do calibre de Faith No More e Paul McCartney.

A maior loja de discos do mundo fica no número 6400 da Sunset Booulevard, a icônica avenida hollywoodiana que fervilha até hoje com bares e clubes onde bandas conhecidas ou estreantes fazem história na música. Pode colocar na lista de passeios da próxima viagem!

(Na foto de capa, o andar principal da Amoeba Music em Hollywood, Los Angeles. | Crédito: The Conmunity – Pop Culture Geek/ Creative Commons)

Mais Matérias