shutterstock_153938663

Rotas do chocolate

Conteudo Isobar

Cinco destinos para apreciar os melhores doces ao redor do mundo.

As melhores experiências de viagem sempre estão relacionadas com a gastronomia local. Melhor ainda quando o menu de um país contempla o chocolate, um dos mais poderosos alimentos desde a Antiguidade.

Um giro pela Europa pode incorporar esse tipo de roteiro, já que esse item culinário fascinante e misterioso tem seus enredos e segredos desvelados em países como França, Dinamarca, Itália e – claro – Bélgica e Suíça, dois destinos fundamentais para quem gosta de chocolate.

Revista Estilo BB fez uma seleção de cinco pontos fundamentais para os que desejam aprofundar os conhecimentos no doce derivado do cacau. Confira.

Descobrindo o “Lado Negro” de Bruxelas

A capital da Bélgica é considerada, por muitos, como ponto fundamental europeu do chocolate. Além dos cerca de 500 chocolatiers, a cidade abriga duas das principais fabricantes de chocolates do mundo: a Godiva e a Leonidas.

E, para quem não quer se perder diante de tantas opções, um grupo promove o Dark Sides of Brussels, um walk tour que apresenta aos turistas as principais lojas de chocolate de Bruxelas. Segundo Jan Dorpman, um dos organizadores do passeio, “as lojas são escolhidas pela sua originalidade, mas, acima de tudo, por sua qualidade”.  O passeio é guiado por um chocolatier que vai ensinar aos visitantes como tirar o melhor proveito da iguaria, de paladar a olfato, passando por harmonização e afins.

Chocolate e vinho na Toscana

O bucolismo dessa região da Itália faz com que a Toscana seja considerada um romântico passeio italiano. Mas as belas paisagens guardam outros atrativos para os turistas. A região é fabricante de cacau e, para divulgar esse lado da Toscana, foram criadas as Rotas do Chocolate: passeios organizados por lojas e restaurantes onde é possível provar os melhores chocolates, pratos e sobremesas feitos à base do doce. E, por que não? Aprender como harmonizá-lo com vinho, já que a Toscana possui grandes produtores de vinhos italianos.

Festival de sabores dinamarqueses

Anualmente, no mês de março, a Copenhague vira palco de um dos maiores eventos dinamarqueses: o Festival Internacional do Chocolate. Com dois dias de duração, os cerca de 50 expositores chegam a receber 5.000 visitantes no período. Além de conhecer as novidades do setor, o turista ainda tem acesso a uma série de palestras.

No evento deste ano, que aconteceu nos dias 8 e 9 de março, o brasileiro Diego Badaró apresentou o case dos seus chocolates orgânicos AMMA. Os chocólatras interessados em embarcar nessa deliciosa viagem podem fazer reservas online ou adquirir os ingressos na porta do evento. Cada convite inclui seis fichas de degustação.

Um destino, duas culturas e um dos melhores chocolates do mundo

Fazendo fronteira com a Alemanha, a Alsácia-Lorena carrega influências francesa e germânica. Mas não é somente pelo vinho e nem pela boa cerveja que a região se destaca: a Alsácia é também conhecida como uma das principais rotas do chocolate do mundo.

Uma das grandes exportadoras de chocolate da França, a Alsácia possui um programa de dois dias para explorar toda a expertise de produção de chocolates que a região possui, incluindo degustações e visitas guiadas a uma fábrica e a um museu. Mais informações e booking podem ser encontradas no site oficial do Tourism Alsace.

Para paladares apurados

A Suíça oferece aos chocólatras uma infinidade de opções para saciar todos os tipos de gostos. As joint ventures são opções para quem tem alguns dias a mais para desfrutar no país, e incluem visitas a fábricas de queijos e chocolates.

Mas, para quem procura apenas um bom chocolate para degustarou presentear, a Nestlè possui um serviço ‘haute couture’ do chocolate para os paladares mais apurados. Marca de luxo da fabricante, a Maison Callier permite – a partir de um teste de personalidade – criar um chocolate exclusivo que combine com as preferências individuais de cada pessoa.

Agora é só começar a planejar a próxima viagem e se preparar para desfrutá-la de forma duplamente deliciosa.

(Na foto de capa, uma cidade da região da Alsácia-Lorena; crédito: Shutterstock)

Mais Matérias