Todo "blended scotch" detém o "single malt" da ilha de Islay (Niar)

Puro malte escocês

Conteudo Isobar

Aproveite a Trilha do Whisky, em Speyside, na Escócia

Originário do gaélico uisce beatha, a palavra em inglês “whisky” tornou-se a abreviatura que dá nome à bebida destilada de grãos e envelhecida em barris de madeira. No norte do Reino Unido, parte pertencente à Escócia, o mais puro malte representa orgulho nacional.

A revista Estilo BB mostra, agora, as principais regiões produtoras do conhecido e adorado scotch, uma tradição datada, acredita-se, do remoto século 15. Por pelo menos três anos, o whisky precisa ser envelhecido em carvalho, como manda a regra da maturação da bebida nas destilarias escocesas.

Lowlands, Campbeltown, Islay, Highlands e Speyside são donas das destilarias de maior relevância do país europeu. A partir do século 18, o scotch passou a ser feito do malte de centeio e de trigo. Atualmente, o volume de álcool contido nas icônicas garrafas pode ultrapassar 60%.

Zona mais a sul e próxima à Inglaterra, as Lowlands (Terras Baixas) são responsáveis por produzir single malts leves e suaves, produtos de sabor mais adocicado. Nessa parte da Escócia, reinam soberanas as cidades de Glasgow e de Edimburgo (a capital), as duas principais metrópoles.

O whisky de Campbeltwon, por sua vez, é mais forte e encorpado, o oposto daquele destilado nas ditas Terras Baixas. A cidade situada no sudoeste da Escócia aproveita-se da brisa do mar para dar ênfase às principais qualidades de seu scotch, entre elas, o sabor atraente.

A bela ilha de Islay pertence ao arquipélago de Argyll. Nesse paraíso de fauna selvagem e de flora deslumbrante, as destilarias produzem whisky de personalidade única. Diz a lenda que todo blended whiskey escocês detém o single malt de Islay.

As montanhosas Terras Altas (Highlands, em inglês) estão mais a norte da Escócia, onde ainda é falado, em algumas poucas porções de terra, o idioma gaélico. Esse é o lar do mais elogiado e mitificado whisky do mundo, de toque trufado e feito com a mais pura água de todo o Reino Unido.

THE MALT WHISKY TRAIL

A região de Speyside é famosa pela Trilha do Whisky. Trata-se do principal núcleo produtor de single malt. Visitar a Escócia implica, portanto, conhecer Speyside. Entre as principais destilarias do roteiro, destacam-se Balvenie, Cardhu, Glenfiddich, Macallan, Strathisla…

Em inglês, a experiência em Speyside é chamada de “The Malt Whisky Trail”, uma excelente imersão na tradição e na história do puro malte escocês. Para mais informações a respeito dos oito destinos, acesse o site do passeio.

Mais Matérias