Visão geral da Estação das Docas. | Crédito: Divulgação

Porto de Cultura

Conteudo Isobar

Complexo cultural e turístico em Belém, a Estação das Docas, oferece diversas opções de gastronomia, moda, lazer e eventos

Exportação de castanhas, madeira, borracha, bauxita e cultura. O Porto de Belém, o maior de todo o Nordeste, carrega mais de 100 anos de história e, além de comércio, é palco de uma das cenas culturais mais importantes da região: a Estação das Docas.

Inaugurada em 2000, a Estação das Docas é um complexo turístico, que inclui ambientes destinados a gastronomia, cultura, lazer e eventos. O local ocupa 32 mil metros quadrados à beira da baía de Guajará e comporta três armazéns, um terminal de passageiros e o Anfiteatro São Pedro Nolasco.

Antigamente, parte do porto fluvial da capital paraense, a Estação passou por um cuidadoso trabalho de restauração, que revitalizou os armazéns de ferro trazidos da Inglaterra e transformou as ruínas do antigo Forte São Pedro Nolasco, destruído em 1825, no anfiteatro que abriga o Teatro ao Pôr do Sol. Esse espaço é voltado para a arte cênica popular e conta com a apresentação de peças teatrais infantis inspirados em lendas amazônicas.

Também reformados, os guindastes externos, marca registrada do complexo turístico, vieram dos Estados Unidos no século passado. Outro item histórico em exibição é a máquina a vapor – peça de museu em exposição – fornecia energia para os equipamentos do porto, em meados de 1800.

Já os armazéns foram batizados de acordo com sua finalidade: o Boulevard das Artes abriga o Memorial do Porto, uma exposição permanente de artefatos encontrados durante a construção, além de lojas com biojoias, roupas e artesanato regional; o Boulevard da Gastronomia oferece pratos típicos da região Norte e de outros lugares do mundo com o toque paraense, em seis restaurantes, além de bares, quiosques, lanchonetes e sorveterias; já o Boulevard de Feiras e Exposições, recebe eventos como o Pôr do Som, com apresentação de espetáculos folclóricos, e congressos, espetáculos teatrais e shows no Teatro Maria Sylvia Nunes.

Com espaço para manifestações artísticas, a Estação das Docas é um show de cultura para todas as idades e, durante o mês de setembro, a programação também inclui música, e cinema, como o projeto Música no Ar, com músicos interpretando o hits do Pará, do Brasil e de todo o mundo, e o Cine Estação, um circuito de filmes alternativos.

A Estação das Docas funciona de segunda a sábado a partir das 10h e domingos a partir das 9h. A programação diária pode ser vista no site do local.

Produtos Estilo Para Você

Mais Matérias