Barco aproximando-se de Ilha Grande, Rio de Janeiro (Heather Shimmin)

Paraíso do Atlântico

Conteudo Isobar

Estadia em Ilha Grande, no RJ, assegura paz e tranquilidade

Nada consegue ser tão revigorante quanto o contato direto com a natureza. O verde hipnotizante da vegetação, a água pura e translúcida, o ar limpo e leve, a delicadeza da vida intocada: na vastidão do Oceano Atlântico, há todo esse aparato reunido em um único ponto. Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, sul do estado do Rio de Janeiro, consolidou efetiva capacidade de recompor as energias dos forasteiros.

O território de Ilha Grande compõe arquipélago de ilhas e ilhotas da Baía de Ilha Grande, Costa Verde do Rio de Janeiro. Não há ponte conectando-a ao continente, mas o deslocamento tampouco representa percalço. Na verdade, esse aspecto da viagem faz dela especial desde o início. Contemplativa e arejada, a travessia de barco entre Angra dos Reis e o principal vilarejo local, a Vila do Abraão, dura cerca de uma hora e meia.

Ao aportar na enseada de 3 mil habitantes, tem-se acesso ao circuito turístico por mar e por trilhas terrestres que liga a praias e a outras localidades de Ilha Grande. O cais da Vila do Abraão constitui pequeno núcleo portuário no qual, diariamente, atracam barcas encarregadas do transporte de turistas e de mercadorias. Desfrutar de maneira adequada de todos os componentes desse retiro natural, contudo, requer hospedagem.

Algumas agências de turismo oferecem programações completas, que incluem desde o traslado à Vila do Abraão às atividades previstas durante o período em que o hóspede estiver na pousada, no camping ou no chalé.

Desde o final da década de 1990, a divulgação online de Ilha Grande expandiu-se significativamente. Hoje, a compra dos pacotes pode ser concluída via internet. A agência Ilhagrande Adventure, por exemplo, surgiu como proposta de web business para suprir demanda do setor. Nela, o turista pode encontrar os serviços necessários a uma viagem satisfatoriamente relaxante.

ATRATIVOS

Os atrativos de Ilha Grande são diversos. Entretanto, todos eles têm o contato com a natureza como principal característica comum. As aventuras incluem mergulho no Oceano Atlântico, passeio de lancha, trekking, trilhas de bicicleta, praias, cachoeiras, bares e restaurantes rústicos, entre outros. Com tamanho espectro de possibilidades, é necessário elencar as atividades desejadas para não deixar passar nenhuma em branco.

As caminhadas ou as pedaladas por trilhas mata adentro, ou mesmo pela praia, proporcionam cenários deslumbrantes. A volta na escuna expõe a colorida biodiversidade do Oceano Atlântico, assim como os mergulhos com snorkel. Surfe e caiaque, por sua vez, incrementam a lista de atividades intimamente relacionadas ao fator natural, isso sem mencionar as mais de 20 praias e enseadas ao redor de Ilha Grande.

A praia Lopes Mendes estende-se por 3 km de areia fina e branca. É tida como a mais conhecida enseada de Ilha Grande e uma das mais belas do Brasil. Com mar constantemente agitado, Lopes Mendes é reduto dos surfistas. A pouca profundidade, a diversidade de cores do fundo, as sombras das amendoeiras da orla e o aspecto desértico conferem-lhe status especial.

Com apelido turístico inspirado no filme estrelado por Brooke Shields na década de 1980, a Lagoa Azul faz justiça ao nome. A piscina natural de fundo arenoso fica entre duas ilhotas na importante e histórica região de Freguesia de Santana. No verão, são sempre muitas as embarcações ancoradas nas águas intensamente azuis.

A ilhota de Jorge Grego, na costa sudeste de Ilha Grande, é ideal para a prática do mergulho. Entre outros, integram a vida submarina: tartarugas, lulas, siris, camarões, golfinhos, corais, peixes, polvos e cavalos-marinhos. O nome do território remete à lenda de um corsário, Jorge Grego, que teria naufragado nas redondezas da ilha e abrigado-se nela por anos.

Dos pontos mais marcantes a oeste de Ilha Grande, o Farol de Castilhanos, inaugurado em 1900, está entre os mais antigos da costa brasileira. Ele conserva técnica arquitetônica francesa. O acesso à estrutura é considerado de média dificuldade, com subidas e descidas de alguma intensidade. A cúpula do edifício possui cerca de 2 m de diâmetro. É onde estão fixadas três pares de lentes espessas de cristal e de vidro, além de um tanque de mercúrio líquido.

Avistada em 6 de janeiro de 1502 pelo navegador português Gonçalo Coelho, Ilha Grande é antiga conhecida da colonização portuguesa no Brasil. A história dela confunde-se com a descoberta da Cidade Maravilhosa, a capital fluminense.

O impulso à expansão turística, no entanto, foi concedido apenas em 1994, após a demolição do presídio Instituto Penal Cândido Mendes. Com o fim das eventuais fugas de presos, a paz e a tranquilidade passaram a reinar na Vila do Abraão. Um dos detentos mais ilustres foi o escritor Graciliano Ramos. Ele esteve recluso em 1935, mas como vítima da ditadura getulista, quando escreveu a obra Memórias do cárcere.

Mais Matérias