VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100

Onda boa

Conteudo Isobar

Pesca, golfinhos, surf e muito mais: saiba por que Laguna tem tudo para virar destino de férias nesse inverno

Belas praias, pontos turísticos e pesca. Muito sossego durante o inverno e badalação quando sobem as temperaturas. Terra de Anita Garibaldi, heroína brasileira que lutou na Revolução Farroupilha, Laguna é o destino perfeito tanto para viagens entre amigos ou em família.

Localizado a 120 quilômetros de Florianópolis, o município tem nas praias seus principais pontos de lazer. Uma delas é a do Mar Grosso, que agrada aos surfistas e, dependendo das condições, praticantes do windsurf e vela. A da Galheta costuma receber surfistas o ano todo enquanto a do Gi convida o visitante a caminhar pelas dunas espalhadas ao longo de sua extensão.

Algumas praias só são acessíveis via barco. É o caso de Gravatá, Cardoso e Cigana, que costumam ser mais tranquilas e indicadas para prática de esportes náuticos. Já a Praia Grande, localizada entre a praia da Galheta e a Prainha do Farol de Santa, atrai para suas grandes dunas adeptos do sandboard.

Outra que vale a visita – e até a hospedagem, pois reúne bons restaurantes e diversas opções de pousadas – é a Prainha ou Prainha do Farol, que recebe esse nome por conta da presença do Farol de Santa Marta. É o cartão-postal de Laguna e foi construído em 1891, mas sua existência histórica não é o que mais impressiona. Construído a 29 metros do chão, descortina a vista para o oceano.

Depois de tanta maresia, vá explorar o Centro Histórico. O Museu Anita Garibaldi, que ocupa um dos monumentos mais antigos do sul do Brasil (em funcionamento desde 1949), é parada obrigatória para quem quer saber mais sobre a história da região.

Outro passeio é conhecer a Igreja Matriz, construída em 1969 em consagração a Santo Antônio dos Anjos, padroeiro da cidade. Antes uma capelinha de pau a pique, erguida após ordem do bandeirante e fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto, a igreja foi edificada em 1735, em estilo barroco, e é famosa por abrigar a Capela do Santíssimo, considerada uma das mais belas de Santa Catarina.

Tranquila, praiana e com infraestrutura para toda a família, Laguna tem tudo para virar seu próximo destino. Para saber mais, acesse o site oficial do município.

Mais Matérias