A fachada cheia de ângulos representa a elegância, a precisão e a estética da Porsche. | Crédito: Divulgação/ Porsche Cars North America, Inc.

O berço do automóvel

Conteudo Isobar

Descubra Stuttgart, destino obrigatório para os amantes do automobilismo.

A simples menção do nome Stuttgart acelera os batimentos cardíacos de muitos apaixonados por velocidade. Isso porque a cidade, carinhosamente conhecida como a casa da Porsche e da Mercedes, se desenvolveu por conta da indústria automobilística. Foi lá, aliás, que foi criada a primeira motocicleta da história, em 1885, e o primeiro automóvel de quatro rodas, no ano seguinte. O primeiro motor a gasolina leve e rápido também nasceu lá.

Por isso, não é de se surpreender que duas das principais atrações da cidade sejam os museus das montadoras alemãs. O Porsche Museum já existe há mais de três décadas, mas recentemente passou por uma grande reforma que custou três anos e 100 milhões de euros. E vale dizer que é impecável, assim como a engenharia alemã.

A começar pela fachada, uma obra-prima da arquitetura, que se apoia em apenas três colunas. No interior, todo branco, o visitante passeia pela história da grife automobilística, com direito a ficar frente a frente com cerca de 300 veículos históricos, de corrida a máquinas-desejo, como a clássica série 911.

O Mercedes-Benz Museum também tem arquitetura arrojada e moderna, mas a grande atração está na parte de dentro: é o único museu do mundo que conta a história da indústria automobilística em seus mínimos detalhes. São mais de 1.500 objetos que documentam a evolução do automóvel e da marca, sem contar com as 160 joias automotivas que também estão expostas no local.

Vale visitar Stuttgart no mês de março, quando a cidade vira palco da feira Retro Classics, um encontro de carros clássicos vindos de todo o mundo.

Como se não bastasse, os entusiastas que pretendem pernoitar na cidade podem se hospedar no V8 Hotel, com quartos inspirados em clássicos da história e da cultura pop automobilística, como o famoso carrinho Herbie do filme “Se meu Fusca falasse”.

Mais Matérias