Xapuri (AC) - Reserva Extrativista Chico Mendes, Seringal Cachoeira - Valter Campanato

No cantinho do Brasil

Conteudo Isobar

A pequena Xapuri, no Acre, revela belas paisagens e muitas histórias

Com o fuso horário diferente de grande parte do País, Xapuri possui pouco mais de 17 mil habitantes e é considerada símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. Berço de Chico Mendes, ilustre seringueiro que lutou pela preservação ambiental de florestas brasileiras, a cidade é cheia de histórias e vem atraindo turistas que buscam um destino mais aventureiro.

Uma parte dessa história começa na Casa de Chico Mendes, imóvel tombado que guarda os pertences de seu antigo dono. Devido a uma enchente do Rio Acre, atualmente, a Casa passa por uma restauração, e diversos pertences do seringueiro podem ser vistos no Museu de Xapuri.

Quem quer conhecer mais de perto os seringais, que por muitos anos foram a principal fonte de renda da cidade, pode se hospedar na Pousada Ecológica Seringal da Cachoeira, que oferece três chalés simples e charmosos para acolher casais que procuram um roteiro incomum.

A Pousada oferece café da manhã na casa principal, que é feita de madeira para preservar o cenário típico das casas dos seringueiros. Também vale a pena acordar bem cedo para ver o sol nascer nos deques ao lado da pousada e agendar um passeio guiado pela Floresta Amazônica, riquíssimo em informações e cultura.

Nesses passeios, é muito comum os guias fazerem demonstrações de como extrair látex dos troncos, além de saberem o nome e a idade aproximada de cada espécie de árvore que cruzar o caminho. Para a trilha, é muito importante levar protetor solar, repelente de insetos, uma calça comprida, tênis e boné, pois as caminhas são longas e a céu aberto.

Nilson Mendes, irmão de Chico Mendes, é um dos guias mais procurados para o percurso. O seringueiro e palestrante não só conhece a maior parte da biodiversidade local, como também preenche o passeio com lendas de caboclos da região.

E para quem gosta de trilhas e aventuras, é possível praticar arvorismo no Seringal Cachoeira. O trajeto, que leva, em média, 1h30min, chega até 25 metros de altura e termina de uma maneira ainda mais radical: com uma tirolesa de mais de 600 metros de extensão.

Outra opção para conhecer a cidade, é participar da Rota Turística Caminhos Chico Mendes, que parte de Rio Branco em direção a Xapuri, promovendo o contato mais íntimo com a vida e cultura locais. Os demais pontos turísticos da cidade são o Museu Casa Blanca e a Igreja de São Sebastião, no centro, as praias do Inferno e de Zaire, formadas pelo Rio Acre, além da Cachoeira dos Padres, única da porção leste do estado.

Uma viagem única fora das principais rotas de turismo do Brasil, ideal para quem quer vivenciar outra cultura e conhecer os diversos cantos do País.

Mais Matérias