Considerado um dos melhores campos de golfe do mundo, o Comandatuba Ocean Course recebe grande parte dos 25 mil praticantes regulares do esporte Ð Foto: divulgação

Golfe à beira-mar

Conteudo Isobar

Como os campos do litoral baiano transformaram a região no polo do golfe brasileiro.

Mantenha a postura ereta. Flexione os joelhos e projete o quadril para trás. Em seguida, levante o ombro esquerdo, olhando para a bola e incline os braços. Acerte-a com toda a força. Muito mais complexo do que parece, o pequeno roteiro para conseguir dar uma tacada com perfeição tem se tornado cada vez mais comum no litoral baiano.

Longe de ser um dos esportes mais praticados no País, o golfe tem sido a principal razão de muitos turistas em visitar o estado nordestino. Somente nos últimos dez anos, o número de praticantes no País triplicou, passando de sete para 25 mil novos jogadores. Com quatro campos que atendem exigências de padrões internacionais de qualidade – Costa do Sauípe, Praia do Forte, Ilha de Comandatuba e Trancoso – e uma bela paisagem, a Bahia é hoje o melhor lugar do Brasil para quem é adepto do esporte.

Acomodados próximos a grandes complexos hoteleiros, cada um destes circuitos aposta nas suas características únicas para conquistar cada vez mais jogadores. Enquanto o Terravista Golf Course, em Trancoso, se beneficia de sua localização privilegiada, no alto de uma falésia, com vista para o oceano; o Comandatuba Ocean Course aposta em um projeto arrojado do americano Dan Blankenship, que integra o campo à fauna e flora da ilha. Já nos dois campos localizados no município de Mata de São João, o Costa do Sauípe Golf Links e o Iberostar Praia do Forte Golf Club, há campeonatos profissionais simultâneos todos os anos na abertura do Bahia Open de Golfe.

Para quem não é familiar do esporte – e para quem é também – em todos os empreendimentos há uma rede de serviços voltados para que todos possam dar suas tacadas despreocupados. Aluguel de equipamentos de jogo, veículos , caddies (ajudantes) e professores particulares são alguns dos serviços oferecidos em cada um dos campos.

E se você planeja entrar a fundo neste mundo, tenha paciência, afinal, uma partida pode durar mais de quatro horas facilmente. Para terminar o jogo, todos os participantes devem acertar ao menos 18 buracos do circuito. Mesmo com todo o trabalho, a brisa do mar ajuda. E o visual é o melhor prêmio que um golfista poderia ganhar.

Mais Matérias