O parque está situado na Califórnia (Sarah Fields Photography)

Esplendor da natureza

Conteudo Isobar

Yosemite National Park: a biodiversidade da Califórnia

Fala-se muito da biodiversidade existente na Floresta Amazônica. Sim, está comprovado: a variedade de espécies animais e vegetais do bioma sul-americano segue imbatível. A multiplicidade de vida, contudo, não é exclusividade da Amazônia, como pode atestar o Yosemite National Park.

A Serra Nevada, nos Estados Unidos, é lar de metade das 7 mil espécies de plantas de toda a Califórnia. Desse total, 20% concentram-se em Yosemite, cuja superfície ultrapassa 3 mil km² dos vales e das montanhas da região. O parque norte-americano contabiliza ainda 160 vegetais raros, solos únicos e formações geológicas curiosas.

Em 1984, os espetaculares desfiladeiros de granito, as cascatas, os arroios claros e os bosques contidos em Yosemite renderam-lhe a designação de Patrimônio Mundial pela Unesco. Anualmente, 4 milhões de visitantes adentram o vale em busca da vida intocada.

PROGRAMAÇÃO

Alpinistas, fotógrafos, ciclistas, motociclistas: uma interminável gama de amantes da natureza está submetida ao contundente magnetismo exercido por Yosemite. Não à toa, o parque é tido como um dos maiores esplendores ecológicos dos Estados Unidos.

As atividades disponíveis são diversas e obrigam o turista ao contato direto com a riqueza natural da Serra Nevada. É possível andar de bicicleta, praticar rafting, acampar, pescar, subir montanhas e até mesmo jogar golfe e tênis.

No inverno, quando a neve cai sobre as montanhas, o panorama altera-se significativamente, mas isso não significa míngua de atrações. Pelo contrário, a temporada fria serve para que Yosemite adeque-se ao flanar dos skis e dos snowboards.

HOSPEDAGEM ECOLÓGICA

A hospedagem no parque nacional constitui experiência à parte. Alternativas não faltam para que o passeio seja completo e a estadia, perfeita. O 4 estrelas Majestic Yosemite Hotel é turbinado pelo conforto, pelos serviços eficientes e pela excepcional estrutura inaugurada por volta de 1920.

O Valley Lodge, por outro lado, é alojamento ideal para famílias e grupos grandes em visita a Yosemite. Ele está extremamente bem localizado, próximo às cascatas, mais precisamente, um dos principais marcos da reserva californiana.

O alojamento Big Trees, por sua vez, representa a autêntica arquitetura vitoriana, com exuberantes varandas para contemplação. Os arredores das acomodações foram convenientemente adaptados para jogos de golfe e de tênis, pesca e cavalgada.

Mais Matérias