Detalhe do teto da Ópera Estatal de Viena, considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo. | Crédito: Shutterstock

Áustria clássica

Conteudo Isobar

Um dos países-sede da música erudita, a Áustria abriga as melhores salas de concertos do mundo.

A Áustria carrega a honra de ser a terra natal de Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Schubert e não é para menos: o país, um dos maiores expoentes da música clássica, carrega esta herança e atrai visitantes em busca de um afago nos ouvidos.

Entre as sedes da música erudita, são destaques Salzburgo, berço de Mozart, e Viena, a Capital austríaca. Em ambas, a música está entranhada nas paredes e ruas, com artistas espalhados pelos quatro cantos dos burgos, promovendo verdadeiros espetáculos ao ar livre. As apresentações vão desde musicais, balés, óperas, shows, recitais e até corais em igrejas.

Quem prefere uma experiência completa pode se maravilhar com as inúmeras salas de concerto espalhadas pelo país. Em Salzburgo, por exemplo, um dos principais destaques é a Universität Mozarteum Salzburg, conhecida como Mozarteum, uma universidade dedicada ao estudo da música, fundada em 1841 pelos esforços da viúva de Mozart. O Mozarteum recebe apresentações de ópera, recitais de órgão e música de câmara, muitas vezes protagonizados pelos próprios estudantes.

Há também o Großes Festspielhaus, o principal palco do internacionalmente famoso Festival de Música de Salzburgo, que ocorre entre junho e agosto.

Já em Viena, uma das atrações é o Musikverein, também conhecido como a Sala Dourada, devido à riquíssima decoração em ouro folheado. Quem gosta de Mozart não pode perder o concerto em que os músicos da Orquestra Mozart de Viena se vestem com figurino histórico, incluindo perucas brancas e muito pó de arroz. A acústica é perfeita, mas fique atento: não há lugar marcado. Quem chega primeiro escolhe onde se sentar.

A Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper), de 1827, é a principal casa de concertos do país e considerada uma das casas de ópera mais belas do mundo. A arquitetura por si só já impressiona, com hall interno coberto por mármore e repleto de esculturas clássicas. Pode-se assistir às apresentações de O Quebra Nozes, O Barbeiro de Sevilha, A Flauta Mágica e outros ícones musicais ou apenas fazer um tour guiado, que vale muitíssimo o investimento.

Outro must-see é o Coral dos Meninos de Viena na Capela do Palácio de Hofburgo, que se apresenta durante a missa que acontece na capela, pontualmente às 9h15 da manhã dos domingos ou feriados religiosos.

Os ingressos podem ser adquiridos pelos sites Vienna Ticket Office ou Vienna Concerts, e o site oficial de Viena também oferece mais informações.

Mais Matérias