Destaque Capa  Créditos Elaine Mota12

ÁGUA GRANDE

Conteudo Isobar

Com suas dimensões impressionantes, as Cataratas do Iguaçu atraem turistas de todo o mundo

É improvável que o significado do nome das cataratas mais famosas do Brasil conseguisse ser mais apropriado. Na etimologia tupi-guarani, a palavra Iguaçu significa “água grande” – e as proporções do lugar realmente são enormes.

Formadas pelas quedas do rio Iguaçu, elas têm alturas que variam de 40 a 80 metros. O volume de águas também impressiona. No ano passado foi feito o maior registro já visto: com 46 milhões de litros por segundo, sendo que a vazão normal é de 1,5 milhão.

O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as cataratas, fica na fronteira entre Brasil (Estado do Paraná) e Argentina, e foi criado em 1939. Porém, o início do acidente geológico que deu origem às quedas d’água remontam a cerca de 200 mil anos atrás.

Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro, Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona uma vista privilegiada para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Mesmo com tanta opulência das águas, a flora e a fauna também se destacam dentro do cenário do parque, que abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da Região Sul do Brasil. São 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil de florestas ainda primitivas.

Lá vivem diversas espécies famosas de animais – dente elas, onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo e gavião-real – e de árvores, incluindo peroba-rosa e araucária.

Em 1986, o parque foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Hoje, graças à concessionária responsável pela conservação, os turistas podem contar com um moderno sistema de transporte e um Centro de Visitantes (com serviços de informação ao turista), além de restaurante com vista para as cataratas e uma loja com souvenirs.

Se você ficou com vontade de ver de perto toda a grandiosidade das cataratas e do Parque do Iguaçu, é possível fazer visitas todos os dias, das 9h às 17h. Acesse o site para mais informações, garanta seu ingresso antecipado on-line e bom passeio!

Mais Matérias