Para contatar um atendente do OnStar, basta acionar o botão loc

Sempre conectado

Conteudo Isobar

A tecnologia OnStar da Chevrolet chega ao Brasil oferecendo conectividade e mais segurança ao motorista

Cada vez mais comuns, as assistentes pessoais dos smartphones facilitam a vida dos usuários, principalmente ao executar tarefas que precisam de atenção, como ligar para alguém enquanto dirige. Para evitar distrações, a Chevrolet traz ao Brasil o sistema OnStar, uma espécie de concierge na ponta dos dedos do motorista.

O sistema estreou no Brasil como item de série em todas as versões do Cruze 2016. A tecnologia oferece serviços de conectividade, informações, segurança e emergência inédita no País e é simples de ser utilizada: ao pressionar um botão na base do retrovisor interno, o motorista é atendido por uma central que funciona 24 horas por dia.

A partir daí, o motorista pode fazer consultas rápidas sobre vias alagadas, solicitar o envio de destinos – como o endereço de um restaurante novo ou o posto de gasolina mais próximo – ao GPS do veículo e diversas outras tarefas sem que desvie a atenção do trânsito.

A Chevrolet não poupa esforços para customizar o sistema para a realidade brasileira. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o sistema avisa se é dia do rodízio do carro. Também é possível pedir para o concierge OnStar reservar mesas em restaurantes ou agendar horário no salão de beleza. Os atendentes ainda podem oferecer dicas de pontos de interesse ou informações turísticas.

No caso de acidentes que acionem os airbags do carro, o Centro de Atendimento OnStar é alertado imediatamente por mensagem automática. A central, então, tentará entrar em contato com os ocupantes do veículo e oferecerá a assistência adequada à situação, chamando uma ambulância ou um guincho, por exemplo. O resgate pode ser enviado mesmo que ninguém no veículo responda à chamada.

“O OnStar, de certa forma, humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.

O sistema também oferece serviços de segurança, incluindo assistência na recuperação em caso de roubo ou furto do veículo. O Cruze 2016 possui sensores capazes de detectar arrombamento e que enviam um sinal à central, que, por sua vez, aciona o proprietário para dar início à busca.

O OnStar também permite observar o deslocamento do veículo roubado via satélite, além de enviar comandos remotos para diminuir a velocidade ou até bloquear totalmente o motor, facilitando a recuperação do carro pela polícia.

Também é possível controlar diversas funções do sistema pelo celular, por meio do aplicativo OnStar. Pelo app, o motorista pode travar e destravar as portas remotamente, além de saber a localização do veículo em tempo real e de receber avisos quando o limite de velocidade predeterminado é ultrapassado.

Apesar de novo por aqui, o sistema OnStar estreou no mercado internacional 19 anos atrás e já conta com 7 milhões de usuários no mundo todo, sendo a líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.

O serviço OnStar está disponível como cortesia da Chevrolet por 12 meses, e o processo de habilitação é feito na concessionária da marca.

Mais Matérias