Crédito: Jim Parkin / shutterstock

Hotel sobre rodas

Conteudo Isobar

Conheça os Estados Unidos a bordo de um motorhome.

Quem visita os Estados Unidos sabe que um dos mais icônicos roteiros de viagem inclui dirigir pela lendária Rota 66, que se estende de Chicago, no norte do País, até Santa Monica, na costa oeste, e atravessa oito estados americanos. Para os viajantes com espírito aventureiro e tempo de sobra, uma boa pedida é alugar um motorhome e botar o pé na estrada.

Extremamente popular entre famílias americanas e canadenses, a viagem em um RV (o Recreational Vehicle) pode ser divertida e cheia de surpresas. Além de cada família poder escolher seu próprio roteiro e ritmo de viagem, a principal vantagem é poder acordar a cada dia em um lugar diferente e admirar passar pelas janelas paisagens espetaculares que se estendem por todo o território americano.

Uma das rotas mais indicadas é sair de Los Angeles em direção ao Grand Canyon, subir até Las Vegas e além até o Death Valley e o Parque Yosemite. Depois, pode-se voltar à Califórnia por São Francisco e dirigir pelo litoral até Los Angeles novamente. O roteiro pode levar de 12 a 20 dias, dependendo da pressa dos turistas.

No geral, os veículos contam com ar-condicionado central, cama, mesa, fogão e frigobar e, dependendo do tamanho, acomodam com conforto de dois a seis passageiros. Os modelos mais comuns são o Classe C, de tamanho médio, com até três camas, sendo uma sobre o assento do motorista. Os mais indicados para um turismo com conforto são os motorhomes de Classe A, estilo ônibus e com sistema de entretenimento, cozinha completa e banheiro grande.

À noite, o melhor é reservar um spot em um dos mais de 20 mil campings públicos e privados do país. Esses locais oferecem toda a estrutura necessária para o viajante, incluindo energia elétrica, equipamentos de lazer, lojinhas, lavanderia e manutenção do veículo. Existem aplicativos para smartphones que encontram os campings mais próximos e já fazem a reserva.

Empresas de aluguel de motorhomes estão espalhadas por todo o país e isso facilita muito a vida de quem quer começar a viagem em uma cidade e devolver o veículo em outra. A Cruise America é uma das maiores e tem filiais em vários estados. A Road Bear e El Monte também são indicadas. As tarifas geralmente são calculadas por diária e incluem serviço 24 horas de socorro e manutenção, além de um limite máximo de milhas rodadas. Para cada milha além, cobra-se uma taxa extra.

Para pilotar um motorhome, é necessário ter ao menos 21 anos. Algumas empresas podem exigir idade mínima de 25 anos ou cobrar uma taxa extra para motoristas mais jovens do que isso. Também é obrigatório apresentar carteira de motorista do tipo B, no mínimo. Recomenda-se que, antes de sair do Brasil, o viajante emita a Permissão Internacional para Dirigir no Detran.

Produtos Estilo Para Você

Mais Matérias