Crédito: Divulgação

Família na estrada

Conteudo Isobar

Os melhores carros para viagens longas com pais, avós, filhos e até bichos de estimação.

Dirigir é um imenso prazer. Juntar a sensação de liberdade com o deleite de viajar é ainda melhor. Pensando nisso, a Revista Estilo BB listou alguns modelos ideais para botar o pé na estrada com a família toda.

Com espaço de sobra, as SUVs (sigla para veículos utilitários esportivos) conquistaram o gosto do brasileiro pelo seu tamanho e praticidade no dia a dia da família. Considerando o amplo espaço para bagagens tanto interno quanto na parte superior do carro, suspensão confortável e motor potente, não é de se espantar que essa categoria seja ideal para viagens com crianças e famílias grandes.

Os pets também ganham seu lugarzinho seja no porta-malas, seja no banco traseiro, mas devidamente protegidos com coleiras especiais para carros. Se o destino incluir lama no lugar de asfalto, uma versão 4×4 dá conta do recado sem abrir mão do conforto.

Nessa categoria, alguns modelos indicados são a Land Rover Evoque, Audi Q3 e BMW X3. A Evoque na versão Prestige Tech inclui sistema de entretenimento com duas telas para os bancos traseiros, o que garante longos momentos sem perguntas do tipo “já chegamos?”. Faróis ativos, que apontam o facho de luz para dentro da curva são um ótimo opcional para viagens à noite.

A Q3 tem como mérito a esportividade e o eficiente motor 2.0 turbo com transmissão Quattro de sete marchas e dupla embreagem. O motorista também pode escolher entre quatro programas, que privilegiam conforto, esportividade ou economia. O teto solar panorâmico garante a vista privilegiada de todos os ângulos da viagem.

A X3 é um verdadeiro mito das SUVs, por suas linhas agressivas e por carregar o prazer de dirigir na alma, como toda BMW. Poucos modelos são tão responsivos ao pilotar como a X3. A mais atual conta com sistema ConnectedDrive com rádio digital, informações de tráfego e, além de acesso ao Facebook e ao Twitter, para quem gosta de documentar suas viagens nas redes sociais.

Excesso de bagagem

Se a família é pequena e pretende passar bastante tempo fora de casa, um amplo bagageiro é prioridade. Nesse aspecto, fique com as pick-ups grandes de cabine dupla, como a Toyota Hilux ou a Ford Ranger.

Apesar de serem mais baratas do que as SUVs acima e de possuírem menos itens de conforto, ambas carregam o mérito de se comportarem bem durante trancos e solavancos e de poderem ser literalmente jogadas na lama sem dó. Na versão a diesel, o motor possui mais torque e é mais econômico.

Ambos os modelos possuem tração 4×4 e carregam até cinco passageiros confortavelmente, além da bagagem, bicicletas e a casinha do cachorro. O potente motor permite grande capacidade de carga e de reboque. Ou seja, se a caçamba estiver cheia, ainda dá para puxar o jet-ski sem problema.

Qualquer que seja a sua opção, basta agora escolher seu destino, arrumar as malas e partir para a diversão.

Mais Matérias