Vista do interior do conceito de SUV da Volvo, a Estate, apresentada no Salão de Genebra. No console central, destaque para a tela touchscreen que servirá de interface aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. | Crédito: Divulgação

Carros inteligentes

Conteudo Isobar

Apple, Microsoft e Google se unem às montadoras para desenhar sistemas operacionais totalmente integrados.

Seu carro anda sozinho, estaciona sem a sua ajuda e ainda identifica potenciais ameaças ao redor. O carro do futuro já está aqui e cada vez mais flerta com o seu celular.

Vale lembrar que as montadoras já vinham mostrando sinais de que entraram oficialmente no século 21, ao desenvolver seus próprios sistemas de entretenimento. A grande crítica era o pouco know-how das fabricantes em relação às tecnologias da comunicação e as interfaces, que tentavam imitar o smartphone com aplicativos que só funcionavam dentro do carro. Outra reclamação dos proprietários era a dificuldade de operar o sistema.

Esse cenário começou a mudar em junho deste ano, quando foi anunciado oficialmente o lançamento de duas plataformas de entretenimento e integração com smartphones e dispositivos móveis: o CarPlay, baseado no sistema iOS da Apple, e o Android Auto, desenvolvido pela Google.

A Apple saiu na frente com o CarPlay, lançado inicialmente em parceria com a Volvo. A grife sueca incluiu o sistema na sua Concept Estate, anunciada no Salão de Genebra, e, agora, está adotando a plataforma em todos os outros modelos. Com ele, todas as funcionalidades do seu iPhone são transportadas para seu carro. Assim, você pode ler mensagens, fazer chamadas, escolher seu aplicativo favorito de mapas, acessar suas playlists do iTunes e até jogar seus jogos preferidos quando for pego pela hora do rush. A interface é simples e intuitiva, sem excessos de menus e comandos.

Outra vantagem é que as atualizações ficam a cargo da própria Apple, que serão lançadas junto com as do iOS. Na Ferrari, o sistema terá botões físicos, desenvolvidos especialmente para as macchine e mais práticos de operar. O CarPlay está disponível para iPhone 5, 5S, 5C, 6 e 6 Plus.

A outra plataforma de entretenimento onboard, o Android Auto, integra os dispositivos Android ao veículo de forma similar ao sistema da Apple. A ideia é levar a experiência mobile ao interior do carro de um jeito prático. O Android Auto conecta aplicativos como o Google Maps, Google Now e Spotify e ainda recebe comandos de voz, permitindo a criação de mensagens de texto e a leitura de SMS. Tudo isso para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou desviar a atenção da rua.

Entre as montadoras que já anunciaram a adoção dos dois sistemas a bordo estão a Jaguar, Land Rover, Maserati, Audi, Jeep, Nissan, Peugeot e GM.

O futuro já chegou.

Produtos Estilo Para Você

Mais Matérias