CH1_0307

A dona da rua

Conteudo Isobar

Conheça a trajetória vitoriosa de Bia Figueiredo, a única piloto mulher a correr pela Stock Car brasileira

A adrenalina corre nas veias de Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo. É a única mulher entre os 33 pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car. Com mais de 20 anos de carreira, Bia Figueiredo conhece bem cada curva das principais pistas brasileiras e acumula prêmios e recordes que inspiram cada vez mais meninas a entrar no esporte.

Atualmente piloto da equipe Bassani Racing na Stock Car, Bia foi a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial, a Fórmula Indy, em 2013.

Bia foi a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights e a única a vencer na Fórmula Renault e a conquistar uma pole position na Fórmula 3. Também foi a primeira brasileira a conquistar um lugar no grid e a disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Como se não bastasse, ainda é a única piloto feminina a disputar e vencer no Desafio das Estrelas, torneio anual de kart organizado por Felipe Massa.

Paulistana, Bia iniciou a sua carreira no kart aos oito anos, assim como muitos pilotos. Em nove anos na competição, obteve dois vice-campeonatos: um paulista e um brasileiro.

Chegou à Fómula Renault brasileira em 2003, recém saída do kart, tornando-se a primeira mulher no mundo a vencer uma corrida de Fórmula Renault e eleita a melhor estreante do campeonato.

Entre 2008 e 2009, na Indy Lights, conquistou duas vitórias e o prêmio de piloto mais popular da categoria, chamando atenção da equipe Dreyer & Reinbold, que acertou contrato com a piloto por duas temporadas completas na IndyCar Series. Assim, em 2010, Bia estreou na Indy durante a primeira edição da São Paulo Indy 300, no Anhembi, terminando a prova na 13ª colocação. Naquele mesmo ano, classificou-se para as 500 Milhas de Indianápolis.

Em 2014, trocou a Indy pela Stock Car, inicialmente como piloto da equipe ProGP, e, no ano seguinte, competiu pela Bassani Racing, escuderia que continua defendendo neste ano ao lado de Beto Monteiro.

O campeonato de Stock Car 2016 começou no início de março e terá sua primeira rodada dupla em 10 de abril.

Mais Matérias