Timberland 05

Viver lá fora

Conteudo Isobar

Timberland e Abington fazem referências a atividades outdoor em suas coleções de inverno.

Desde que a moda é moda, estilistas estão sempre buscando inspirações em universos distantes do glamour das passarelas. Voltar o olhar para uma aldeia de pescadores ou para alpinista escalando o Everest pode parecer descabido ou banal – a princípio.

Mas é exatamente a partir dessas referências cotidianas que a moda aprendeu a ser prática – e tecnológica, trazendo mais conforto para o dia a dia de quem precisa enfrentar os obstáculos das grandes metrópoles. E, a partir dessa demanda, não somente as grandes labels souberam tirar proveito da situação: marcas como a Timberland e a Abington (grife über premium do grupo Apargatas) foram criadas fundindo utilitarismo com moda urbana.

Famosa por sua Yellow Boot (uma bota rígida, revestida e impermeável, criada na década de 1960 para que lenhadores americanos pudessem enfrentar o rigoroso inverno), a Timberland possui um lifestyle outdoor. Focada na vida saudável e eco-friendly, não é a toa que parte de sua coleção é voltada para os amantes do ecoturismo e esportes de aventura.

Para seu inverno 2014, a marca apresenta roupas e calçados inspirados nas práticas esportivas como escalada, vela e trekking. Recheada de tecnologia para garantir conforto e proteção às intempéries, a melhor parte é que os produtos são pensados para serem extremamente duráveis.

E, para os earthkeepers de plantão, os materiais utilizados na confecção possuem pegada socioambiental: o couro premium é oriundo de curtumes que receberam o selo prata por boas práticas ambientais, alguns solados são feitos com 42% de pneus reciclados (proporcionando maior aderência ao solo) e há tecidos feitos de garrafas PET e algodão 100% orgânico.

Em tempo: durante o desfile Inverno 14/15 da London Collection Men – Semana de Moda londrina dedicada à moda masculina – que aconteceu no último mês de janeiro, marcas como Gieves & Hawkes, uma das alfaiatarias mais tradicionais da Savile Row, à moderninha Topman, apresentaram coleções com inspiração utilitária, sendo que a última buscou referências no mar e nas roupas usadas pelos pescadores.

Jaquetas de PVC impermeáveis foram o destaque da coleção que terminou com uma chuva sob os modelos para demonstrar, in loco, as propriedades tecnológicas do material, o que criou a apoteose perfeita para o espetáculo.

Seja para uma escalada ou para enfrentar a chuva no fim da tarde, a moda já possui tecnologia suficiente para atender todas as necessidades.

Mais Matérias