14463262_1202754929790100_8665829045749609077_n

Vestimentas veganas

Conteudo Isobar

Marca de roupas Svetlana desenvolve material sustentável

Vegana de corpo e alma. Dessa maneira, a designer Mariana Iacia define a grife dela: a Svetlana. “Não utilizamos couro, camurça, pele e nem seda, e nada testado em animais”, explica a estilista, que, embora tenha deixado de comer carne aos 18 anos, sempre foi entusiasta das práticas sustentáveis.

Depois de desfrutar de experiência ao lado da estilista britânica Stella McCartney – filha do Beatle Paul McCartney -, Mariana conseguiu acumular o know-how necessário para dar início à própria linha de roupas. A Svetlana acabou por sintetizar os direcionamentos a que a carreira da designer foi submetida.

No momento da criação, a curitibana radicada em Ipanema, no Rio de Janeiro, opta por materiais que não tragam consigo quaisquer sinais de exploração animal. As linhas reúnem calças, blusas, saias, jaquetas, beachwear, moletons, entre outros. Inegavelmente, Mariana detém notável proeminência nas estampas, sua marca registrada.

Svetlana era o nome da escritora e filha mais nova do ditador soviético Jozef Stalin (1878-1953). Membro do partido comunista, ela peitou o regime ao requisitar asilo político junto à embaixada norte-americana, em 1967, plena Guerra Fria. Esse conteúdo histórico-ideológico emprestado às roupas da grife ajudou a conquistar público cativo.

Servem de inspiração à marca vegana o cinema europeu “lado B”, os artistas de rua, a pegada futurista e tropical, etc. Fora a passagem pela grife de Stella McCartney, Mariana trabalhou também na Alberta Ferretti, Moschino e Jean Paul Gaultier.

Seguem abaixo algumas imagens de peças produzidas pela Svetlana. Para conhecer mais sobre o trabalho da designer, basta acessar o site da grife.

Mais Matérias