O designer Laduma Ngxokolo inspira-se em etnia sul-africana (Astrid Arndt Photography)

Tricô de qualidade

Conteudo Isobar

Grife sul-africana MaXhosa inspira-se em grupo étnico local

Os Xhosa constituem grupo étnico sul-africano. Eles falam uma das 11 línguas oficiais do país, o IsiXhosa. Esse idioma é reproduzido por quase 8 milhões de pessoas, o que dá a dimensão da presença cultural dos Xhosa na África do Sul. Uma das tradições da etnia, a iniciação à masculinidade, serviu de inspiração ao designer Laduma Ngxkolo para criar a marca de roupas MaXhosa By Laduma.

As coleções da grife expõem as belezas, a cultura, o idioma e as aspirações do povo Xhosa, sempre de maneira moderna e contemporânea. Fundada em 2010, MaXhosa By Laduma carrega, em seu DNA, a estética da popular tribo sul-africana. As malhas de tricô, extremamente coloridas, são de confecção impecável.

O designer Laduma Ngxkolo pretende-se agente da mudança e da evolução. O trabalho dele envolve-se no dever de empurrar a cultura tradicional que o inspira rumo ao futuro. Tais projetos de fusão entre herança e modernidade são pioneiros na moda.

Laduma formou-se em Design e Tecnologia Têxtil pela Nelson Mandela Metropolitan University. O talento do designer sul-africano está devidamente reconhecido em publicações das revistas GQ SA, Elle SA, Wallpaper, Vogue Italia, entre outras.

A respeito da importância de sua marca no mercado internacional, Laduma se diz satisfeito por divulgar seu país pelo mundo. “Temos impactado positivamente de uma série de maneiras. Eu criei uma conscientização sobre a cultura Xhosa. Havia um monte de gente no exterior sem saber que temos inverno na África do Sul”, brincou.

PRIMAVERA/VERÃO 2016

O mais recente lançamento masculino de Laduma, a coleção primavera/verão 2016 Mntanom’gquba, celebra tons de pele escura misturados a outros tons brilhantes, de modo a exaltar a diversidade. “A coleção é completamente diferente das minhas anteriores, de 2014 e 2015. Eu utilizei cor pastel e técnicas de contraste entre preto e branco”, explica o designer sul-africano.

Mntanom’gquba captura a beleza e o orgulho de ser verdadeiramente africano, uma inserção em contexto de modernidade que se comunica com a cultura e a tradição por meio da moda. “A coleção masculina primavera/verão 2016 estará nas lojas da África do Sul em outubro”, conclui Laduma.

Confira algumas das peças de Mntanom’gquba.

Mais Matérias