Foto.Bob Wolfenson.2_499

Mulheres e sapatos

Conteudo Isobar

Livro aborda o caso de amor entre brasileiras e sapatos de todos os tipos.

Foi dos lábios da diva hollywoodiana Marilyn Monroe que saiu a frase: “Não sei quem inventou sapatos de salto alto, mas todas as mulheres devem-lhe muito”. Anos depois, a Divine Miss Flower, Bette Midler, também fez sua homenagem ao acessório: “Dê os sapatos certos a uma garota e ela conquistará o mundo”.

Marilyn e Bette tentam colocar em palavras o longo e prolífico relacionamento entre mulheres e sapatos, abordado pelo livro Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras, lançado em dezembro pela Editora Livre e escrito pela jornalista Eliana Castro, o professor de moda João Braga e o publisher Ricardo Feldman.

Os autores exploram a história do calçado e seu simbolismo, como a correspondência entre salto e poder, o sacrifício e a paixão, a conexão entre os pés e o andar da brasileira, que inspira músicas como Garota de Ipanema, de Tom Jobim.

Para desenvolver o livro, foram conduzidas entrevistas com mulheres de diversas partes do Brasil, entre profissionais de moda e apaixonadas pelo item-desejo. Elas contam suas histórias e compartilham as emoções que o acessório desperta nelas.

São 212 páginas divididas entre os capítulos “Ziriguidum”, “Sonho”, “Poder”, “Paixão”, “Curiosidades” e “Ao Pé da Letra”. Esse último traz um compêndio de expressões idiomáticas da cultura popular que demonstram a relação dos brasileiros com os pés e sapatos, como “pé na bunda”, “pé na estrada”, etc. A curadoria de imagens é de tirar o fôlego e, por si só, explicita a profundidade desse caso de amor, com referências ao passado e ao futuro da peça fetiche.

Entre os colaboradores estão historiadores, editores de moda, artistas, estilistas, designers, blogueiros e fotógrafos do cacife de Bob Wolfenson, Jacques Dequeker, Maria Prata, Isabella Giobbi, Walter Rodrigues, entre outros. Os cartunistas Caco Galhardo e Laerte também contribuíram com a publicação.

Literatura da cabeça aos pés.

 

 

 

 

 

Mais Matérias