Crédito: Divulgação / Osklen

Luxo Tropical

Conteudo Isobar

Com desfiles em São Paulo e Nova Iorque, a label carioca Osklen se consolida como marca de luxo preocupada com as questões ambientais.

Reconhecida como uma das precursoras em levantar a bandeira da sustentabilidade na moda, a Osklen tornou-se uma das marcas com maior consciência ecológica mundial. Oskar Metsavaht, a mente criativa e multidisciplinar à frente da label, pode ser considerado o grande responsável por isso.

O estilista é conhecido por sua forte conexão com a natureza, as artes e os esportes como surfe. Suas criações difundiram o lifestyle carioca e o “Brazilian Soul” pelo mundo e serviram como plataforma para disseminar a ideia do “novo luxo”: o consumo de produtos de qualidade, com design, gerados com valores sustentáveis em toda a cadeia social e ambiental por trás da produção.

Desenvolvimento sustentável estão na pauta de Oskar, que participa de palestras e conferências no mundo todo sobre o tema. No Rio de Janeiro fundou o Instituto E, um organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento humano sustentável e promove as iniciativas como a E-Brigade – que desenvolve trabalhos multimídias de educação ambiental e cria roupas a partir de materiais reciclados – e o E-Fabrics – responsável por criar tecidos usando materiais orgânicos como a lã, a sarja e o tricô de palha de seda. Tamanha determinação resultou em sua nomeação, em 2011, a Embaixador da Boa Vontade pela UNESCO.

A última coleção da Osklen apresentada durante o São Paulo Fashion Week, em março deste ano, fez uma exaltação à alegria e ao lifestyle carioca. O resultado foi um verão brilhante, que reluz através da beleza das joias preciosas brasileiras.

Os shapes das roupas foram criados à partir da geometria das pedras, que também serviram de base para a cartela de cores, transparências e estampas da coleção. Os materiais sustentáveis usados para confecção das peças vão de couro de salmão e pirarucu, tricô orgânico à seda orgânica e rústica produzida em tear manual.

O resultado, como sempre, é um equilíbrio perfeito entre o high e o low. A mescla entre materiais nobres e o rústico, o despojado e o luxuoso se materializa em peças com design, mas altamente usáveis.

Meses depois, pronto para a crítica internacional, Oskar adaptou seu Verão 2014 para a Mercedes Benz Fashion Week – a semana de moda de Nova Iorque – com direito a lançamento simultâneo na flagship da marca na Rua Oscar Freire, em São Paulo, para um grupo seleto de mulheres. Batizada de “Rio de Janeiro”, a coleção tem lugar garantido nos closets de fashionistas, admiradores da marca e, certamente, de quem acredita que moda e sustentabilidade caminham juntas – mais cool do que nunca.

Produtos Estilo Para Você

Mais Matérias