João Pimenta

Da quadra para a rua

Conteudo Isobar

Confira as principais tendências esportivas para a temporada de verão 2015.

A era em que o termo sportswear era designado para indicar roupas usadas apenas por atletas e esportistas acabou. Hoje, uma das grandes tendências da moda é tratar o guarda-roupa esportivo como item de luxo.

A tendência, que flerta com a alta costura desde Coco Chanel, ganhou força na década de 70, nas mãos de estilistas como Calvin Klein, Tommy Hilfiger e Ralph Lauren. Mas foi durante a década de 80 que o sportswear conquistou o grande público, com a inserção de peças, como os agasalhos de moletom, collants e leggings, ao cotidiano das pessoas.

Atualmente, os elementos esportivos passaram a incorporar as produções urbanas de forma menos literal. Algumas labels se valem do desenvolvimento da indústria têxtil esportiva, desenvolvendo peças urbanas de alta performance (tecidos como Dri-FIT e neoprene já são realidade no dia a dia das marcas, não só no segmento do activewear).

Outras, buscam inspiração nos shapes, criando releituras atuais de peças clássicas do guarda-roupa esportivo. Para as coleções verão 2015, grandes marcas do cenário nacional apostam na tendência, criando produções que fogem do óbvio.

Caso da Têca by Helo Rocha. Com peças fluídas e extremamente femininas – marca registrada da estilista – o figurino mantém um forte jogo de estampas traziam fortes referências do Art Déco. Para se adaptar as temperaturas tropicais, a jaqueta bomber – que trouxe o toque esportivo para a coleção – ganha leveza e transparência.

Já os homens encontram essa pegada sportswear na coleção de João Pimenta. Sob o título surf couture, o estilista trouxe para a passarela uma alfaiataria esportiva de altíssima qualidade. Tecidos telados e emborrachados se misturam ao poliéster, foil e metalizados para criar peças fáceis de transitarem da passarela para o dia a dia do homem cosmopolita.

Outro bom exemplo de marca que soube fazer o cross perfeito entre moda e esporte, foi a Adidas, com sua coleções fashionistas em parcerias com marcas como Topshop e Farm, ao mesmo tempo em que trouxe a moda para o activewear, com sua bem sucedida coleção desenhada por Stella McCartney. A gigante Prada também apresenta acessórios com pegada sportswear, como o sapato em couro com solado que lembra os dos tênis.

Fique atento porque, a partir de agora, você nunca mais verá seu agasalho com os mesmos olhos.

Mais Matérias