shutterstock_10067296

A arte da beleza

Conteudo Isobar

Acostumada a estampar outdoors, capas de revista e estrelar os desfiles mais importantes do mundo da moda, Naomi Campbell ganha biografia

Existe na moda um seleto grupo de personalidade que são verdadeiras representações de uma época, e a top model Naomi Campbell é um grande exemplo disso. Ao lado de modelos como Linda Evangelista e Christy Turlinton, ela fez (e faz) história no mundo fashion e acaba de ganhar uma biografia recém-lançada pela editora Taschen.

A edição de colecionador é limitada a apenas mil cópias, que custam cerca de US$ 1.750,00, e é dividida em duas partes. Na primeira, imagens belíssimas que retratam os momentos mais marcantes da carreira de Naomi. Já a segunda é composta por também textos autobiográficos.

A modelo, que foi a primeira negra a estampar as capas de importantes publicações, como a revista Vogue Francesa e a norte-americana TIME, despontou no mundo da moda no início dos anos 1980 após ser descoberta pelo agente John Casablancas num parque, em Londres.

Desde então, Naomi participou de inúmeros desfiles, campanhas e editoriais fotografados pelos profissionais mais importantes da área, como Steven Meisel, Ellen von Unwerth, Bruce Weber, Mario Testino e Jean-Paul Goude – responsável pela belíssima composição em que ela corre ao lado de uma chita, publicada na Harper’s Bazaar dos Estados Unidos. A maioria delas registradas no volume 1 do livro.

Deslumbrante, a capa dessa primeira parte traz um feliz encontro entre arte e moda, apresentada pelo artista Allen Jones.  Praticamente uma escultura, a capa traz com contornos estilizados e superfícies lisas para invocar os sentidos, enquanto explora o papel da supermodelo na cultura contemporânea.

A segunda parte destaca textos autobiográficos da top model, ilustrado não apenas por capas de revista e anúncios, mas também vídeos fotografias pessoais ainda inéditas ao público. Ali Naomi relembra passagens de sua infância, do início de sua carreira e de seu trabalho com os maiores designers do mundo, incluindo John Galliano, Marc Jacobs, Karl Lagerfeld e Gianni Versace, de quem era amiga próxima.

Além de ser uma verdadeira relíquia para amantes da moda e do mundo pop em geral, o livro vem autografado por Naomi e está disponível no site da Editora Taschen.

Créditos da imagem de destaque: Kateryna Larina / Shutterstock.com

Mais Matérias