Los Mendozitos (8)

Sobre rodas

Conteudo Isobar

Uma seleção de food trucks que agradam a todos os gostos e prometem um passeio diferente e saboroso.

Foi-se o tempo em que comida de rua era sinônimo de carrinho de hot dog (com as dezenas de opções de acompanhamento). Não que o sanduíche tenha caído totalmente no ostracismo, mas desde o surgimento dos food trucks o simples cachorro quente vem encarando uma concorrência vasta e sofisticada.

Inspirados pelos trucks norte-americanos, onde a tradição de se comer na rua, e em pé já remonta algumas décadas, brasileiros oferecem comida dos mais diversos estilos para um público cada vez mais exigente. Pasta, hambúrguer, tapioca, empanadas, bolos, sanduíches, saladas e comida natural… Não existe nada que não possa ser preparado e servido dentro de um truck.

Prova de que a procura pelos restaurantes sobre rodas vem aumentando a cada ano é o surgimento de novos trucks e também de food parks, que se dedicam exclusivamente à comida de rua, oferecendo comodidade e variedade. Além disso, em 2014, foi sancionada em São Paulo a lei municipal que autoriza a venda de comida na rua.

Como atendem em locais diferentes a cada dia, os trucks costumam publicar o itinerário semanal nas redes sociais, e o restante é com o público. Confira os food trucks mais procurados do Brasil e aproveite o período de férias para levar a família a um passeio diferente – e muito saboroso, é claro!

Buzina Food Truck

Um dos primeiros trucks que surgiram em São Paulo, costuma estacionar próximo a grandes centros comerciais. A lanchonete em quatro rodas aposta em hambúrgueres e pratos rápidos. Entre os preferidos estão o Cheese Salada com cheddar inglês, alface, tomate, cebola-roxa e molho aïoli; e o Buzina, recheado com batatas fritas fininhas, linguiça moída e aïoli (R$ 22,00). Para quem preferir, salada de abóbora, rúcula, queijo de cabra, amêndoas caramelizadas com curry e salsa verde ou o frango orgânico ao molho curry servido com cuscuz marroquino, coentro e chutney de manga. Consulte a programação na página oficial.

Graviola Gourmet

Com corpo e alma carioca, este truck conhece bem o público local e aposta em comida saudável e rápida – ideal para quem tem o dia a dia corrido. Há opções para veganos e vegetarianos, incluindo spaghetti de palmito pupunha ao pesto de manjericão, lasanha de berinjela e abobrinha. Além disso, salada de salmão defumado, folhas, figo, mel e parmesão; salpicão de frango com creme de ricota; e hambúrgueres nada tradicionais: grão de bico, linhaça e cenoura, shitake, salmão defumado, salpicão. Tudo leve e gostoso. Para beber, sucos naturais. Consulte aqui a programação.

Feitosa Food Truck

As baixas temperaturas de Porto Alegre pedem um cardápio mais substancioso, por isso o Feitosa Food Truck foi buscar inspiração no Canadá. O carro-chefe do truck é o poutine, prato típico do país, preparado à base de batatas fritas, queijos e molho de carne. Aqui ele foi devidamente regionalizado em várias versões, com uso de aipim, queijo colonial, farofa de bacon e até um ketchup artesanal de banana. Completam o menu hambúrgueres, asas de frango fritas e gyoza. Imperdível! Clique para saber mais.

Los Mendozitos

Os sócios Ariel Kogan, Danilo Janjacomo e André Fischer inauguraram a primeira rede de wine bars itinerantes, e roda por várias cidades do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. São trailers, minitrailers, bikes e stands equipados com adegas que mantêm cada vinho na temperatura ideal. As bebidas, como o nome sugere, vêm de produtores da região de Mendoza (Argentina). A carta, que é atualizada com frequência, aposta em tintos, rosés, brancos e espumantes de uvas especiais. No verão, eles desenvolvem drinks exclusivos com vinhos e espumantes para aplacar o calor. Para saber mais, acesse o site e tim-tim!

Mais Matérias