Inicialmente, o "dish" era servido em folhas de jornal

Nas folhas dos jornais

Conteudo Isobar

Fish & Chips: a tradição da cozinha do Reino Unido

A popularidade do Fish & Chips – prato típico do Reino Unido – está associada, de alguma maneira, às folhas de jornal nas quais era servido inicialmente, hábito ainda recorrente em algumas regiões da ilha britânica. O peixe frito com batatas fritas, que se tornara muito popular entre a classe operária inglesa durante a segunda metade do século 19, virou um dos grandes símbolos da cozinha local.

Nas principais capitais do Reino Unido (além de países como Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Irlanda e África do Sul), o Fish & Chips é acessivelmente convidativo. A começar por Londres, há inúmeras opções de estabelecimentos especializados na iguaria.

No Poppies, restaurante da capital da Inglaterra, a tentativa foi recriar cenário londrino das décadas de 1940 e 1950. A tendência retrô do estabelecimento contribuiu para incrementar o número de visitantes. Os espessos filés de peixe fresco, vindos do popular Billingsgate Fish Market, além das generosas batatas, aparecem sobre papéis de jornal falsos. Uma adaptação à modernidade.

Restaurante da cidade industrial de Manchester, também na Inglaterra, o Leo’s Fish Bar funciona na rua Oldham. O estabelecimento frita peixes frescos do Mar do Norte. Os pratos são preparados por chefs qualificados, que utilizam somente óleo 100% vegetal.

A Escócia também não fica atrás na reprodução diária do tradicional dish britânico. Entre as casas mais populares da cidade de Glasgow, a terceira maior em todo o Reino Unido, destaca-se o Wee Fry, pertencente aos irmãos McCallum. Eles foram elencados entre as cinco mais conceituadas receitas de Fish & Chips do país.

Apesar de não integrar o Reino Unido, a Irlanda é outro destino onde o peixe frito com batatas fritas popularizou-se extremamente. A capital, Dublin, terra do escritor James Joyce, guarda sua tradição em termos de Fish & Chips. O mais famoso está no restaurante Leo Burdock.

NOVO MUNDO

O Fish & Chips deixou o velho continente europeu por força das colonizações realizadas pelo Reino Unido em todo o mundo. A revista Estilo BB separou algumas sugestões de restaurantes na Austrália, na Nova Zelândia e no Canadá que mantêm a antiga tradição britânica.

A bela cidade australiana de Sydney é lar do North Bondi Fish. Aqui, o Fish & Chips é especialidade do chef Matt Moran. Especialmente acompanhado de molho tártaro, o prato não sai por menos de A$ 28.

O melhor peixe frito com batata frita de Wellington, capital da Nova Zelândia, é feito no Trawling Sea Market, localizado na rua Cuba. A carne é bastante fresca, os chips são pouco gordurosos e o atendimento constitui atração à parte.

Olde Yorke Fish & Chips é o nome do restaurante de Toronto, no Canadá, famoso por seu Fish & Chips. Com atmosfera de pub e no mercado desde 1997, ele desenvolveu uma das melhores receitas da América do Norte. No cardápio, peixes variados: hadoque, halibute e até mesmo bacalhau.

Mais Matérias