Prato vencedor do concurso: Maria Isabel de carneiro com queijo coalho, acompanhado de ovo caipira, farofa de coentro e vinagrete de manga, por Rafael Bruno Pereira.  | Crédito: Misael Martins (Divulgação)

Maria Isabel

Conteudo Isobar

Festival gastronômico no Piauí celebra a comida tradicional do estado e premia novos talentos da cozinha

Prato típico nas mesas de famílias piauienses, a Maria Isabel é preparada com a mistura de arroz, carne de sol, cheiro verde e arroz. De tão tradicional, a receita também dá nome ao festival gastronômico que aconteceu em Teresina em agosto.

Realizado pelo Sebrae do Piauí em parceria com a Prefeitura de Teresina, o evento contou este ano com a curadoria da chef Ana Luiza Trajano, à frente do restaurante Brasil a Gosto em São Paulo, que homenageia os pratos regionais do  país.

“A realização do Festival Maria Isabel é a concretização de um sonho. Finalmente posicionamos o Piauí no cenário gastronômico brasileiro e mostramos a força da culinária regional”, comemorou a chef em entrevista ao Portal do Sebrae.

A sede do evento foi o parque Potycabana, onde estandes foram montados para os 20 restaurantes participantes. Os chefs de cada estabelecimento criaram pratos exclusivos para serem servidos no festival – todos imersos na cultura e ingredientes locais.

Dentre eles, paçoca de carne de sol servida com banana, capote (galinha d’angola) ao molho servido com arroz e, é claro, a Maria Isabel – à base de carne de sol bovina ou de carneiro, já que a iguaria também é famosa entre os locais.

Além dos estandes, que receberam milhares de visitantes nos dois dias de evento, o Festival promoveu um circuito de oficinas gastronômicas e um concurso para estudantes da região. Os cinco finalistas apresentaram pratos de autoria própria, que destacaram as características do culinária do Piauí.

O júri composto pelos chefs Ana Luíza Trajano, Fábio Vieira, Mônica Rangel, Neka Menna Barreto, e Flávia Quaresma elegeu como vencedor o estudante Rafael Bruno Pereira, que apresentou o prato Maria Isabel de carneiro com queijo coalho, acompanhado de ovo caipira, farofa de coentro e vinagrete de manga.

Mais Matérias