crop.900x600_14de2c57e5b258b8a87f2fa5df902d221752eee6

Exclusividade francesa

Conteudo Isobar

No Le Grand Restaurant, em Paris, há apenas 25 lugares

A exclusividade do parisiense Le Grand Restaurant é tamanha que só há apenas 25 lugares na casa. Eis um privilégio para poucos: experimentar as apostas gastronômicas do premiado chef Jean-François Piège, no charmoso Triângulo de Ouro, endereço seletivo da capital francesa.

O laboratório de alta gastronomia de Piège, um estabelecimento de bondosos 200 m², movimenta a Rua d’Aguesseau, no 8º arrondissement, uma das 20 divisões administrativas de Paris. Aqui, a criatividade toma conta da cozinha francesa no estilo mais inovador em termos de experiência gourmet.

O Le Grand Restaurant se parece mais com uma casa moderna de cozinheiro, design sob responsabilidade do arquiteto californiano Gulla Jonsdottir. Para a rua d’Aguesseau, o chef Piège levou a longa experiência e a sólida coleção de prêmios, entre eles, duas estrelas Michelin.

MENU REBUSCADO

O roteiro gastronômico do Grand Restaurant começa pelos aperitivos rebuscados, tal qual a cebola doce marinada, limão verde, coentro e avelãs, tudo umedecido por um caldo feito da própria cebola. Excelente pedida, os lagostins são cozidos nas próprias carapaças e servidos em folhas de nabo.

Mais abaixo no menu do restaurante parisiense, a sessão “Les Plats” enumera os principais sucessos de Piège. Mais uma vez, o chef mostra-se exímio com crustáceos. À lagosta azul cozida em folhas de figueira são adicionados foie gras com especiarias, pera concentrada e pimenta selvagem.

A imersão na mais moderna cozinha francesa prossegue com o guisado de carne de veado e castanhas assadas, redução de molho de pimenta aliada à geleia de cerejas, abóbora e mais castanhas à vontade. A lebre, por outro lado, recebeu o convincente acompanhamento do ravióli porcini e das nozes.

DOCE FINAL

Na chegada à sobremesa, o maravilhoso mundo doce do Grand Restaurant é repleto de chocolate puro de romã, açafrão e geleia clementina gelada; de maçãs com marmelos cozidos e palha crocante; e da folha de outono, café torrado e flor de laranja.

Ainda assim, talvez a alternativa mais curiosa dos chamados “Les Desserts” contidos no cardápio do Grand Restaurant seja gelo de salsa, banana, pimenta do reino e ravióli.

Mais Matérias