O ambiente histórico mantém registros artísticos do século 19 (Bieberbau/Divulgação)

Criatividade berlinense

Conteudo Isobar

Restaurante Bieberbau é referência na capital alemã

Em um prédio do século 19, bem na rua Durlacher, em Berlim, o restaurante Bieberbau faz da cozinha regional motivo para se render a sabores acentuados e bem elaborados. Entretanto, não apenas o menu de alto calibre faz da casa uma das melhores da capital da Alemanha: o charme histórico e a decoração artística incrementam ainda mais a experiência gastronômica.

Richard Bieber, conhecido artista plástico de Berlim, havia mudado seu estúdio da rua Leipziger para a Durlacher, por volta de 1894. Durante anos, o lugar serviu de ponto de encontro de artistas, vizinhos e convidados, além de vitrine para esculturas impressionantes.

A Segunda Guerra Mundial encarregou-se de arrasar o prédio e sua fachada, mas, milagrosamente, o quarto de Bieber permaneceu preservado. Anos após o conflito, desenvolveu-se ali um restaurante, misturado à memória artística, uma verdadeira fusão de artes berlinenses distintas.

Com produtos regionais de primeira qualidade, finesse na execução dos dishes e sabores incontestáveis, o Bieberbau foi agraciado com uma estrela pelo Guia Michelin, tamanho o sucesso gastronômico. Desde 1986, o restaurante mantém-se consolidado como um dos melhores de Berlim.

SABORES REGIONAIS

No Bieberbau, há três opções de menu degustação, com três, quatro ou cinco etapas. O primeiro deles chama atenção por ingredientes como barriga de porco, shitake, castanha de caju, agrião, cebolas vermelhas, entre outros. Para sobremesa: sorvete de chocolate pomelo com gergelim.

A segunda alternativa de degustação no restaurante de Berlim reúne espécies marinhas de vegetais, tofu, abacaxi, jasmin, carne de codorniz, queijo demeter, etc. No final, delicie-se com o açafrão-da-terra misturado a creme de banana, framboesa e amendoim.

O Bieberbau também desenvolveu seu menu desgustação vegetariano. Os sabores, é claro, não deixam de ser o carro-chefe. A batata doce com teriyaki é sucedida pelo risoto de repolho com  queijo taleggio. As cherovias e as beterrabas são temperadas com sal, azeite e limão.

Reservas no charmoso edifício do século 19 podem ser feitas online. Basta acessar o site do Bieberbau para aproveitar excelentes pratos sazonais de Berlim.

Mais Matérias