Ceviche, tradicional prato peruano (La Mar/Divulgação)

Cevicheria internacional

Conteudo Isobar

Restaurante peruano La Mar fixou-se em seis países

A divulgação da cozinha peruana pelo mundo tem sido a principal missão do chef e empresário Gastón Acurio. Em Lima, capital do Peru, ele deu início ao restaurante La Mar Cebicheria. Hoje, a premiada cadeia internacional faz-se presente na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia e nos Estados Unidos.

A diversificada e exótica cozinha do Peru segue as tradições locais, a influência moura sobre a Península Ibérica e alguns costumes culinários de parte da África Subsaariana. A chegada de imigrantes asiáticos permitiu incorporar ainda delicados e importantes atributos gastronômicos orientais.

Acurio leva adiante, em constante evolução, a união de sabores provenientes de quatro continentes diferentes. O La Mar Cebicheria aproveita-se amplamente da geografia do Peru e da aproximação entre o clássico e o contemporâneo para elaborar pratos que ampliam, sem cessar, a colorida cozinha do país.

Ao se abrir o cardápio do restaurante em Lima, o consumidor se depara com a especialidade da casa: o ceviche ou cebiche (em espanhol).

O tradicional pescado branco cru é marinado em suco de limão e misturado ao leche de tigre – feito com o peixe marinado na lima e outros ingredientes. Iguaria peculiar, o leite de tigre leva esse nome por ser comumente utilizado para revigorar peruanos de ressaca.

Na lista de ceviches do La Mar, destaca-se “Eco”, que leva batata doce, cebola, rabanetes, champignon, milho e o famoso leite de tigre.

O menu do restaurante peruano é, todavia, mais extenso que a lista de ceviches disponíveis. Chamam atenção os pratos: “Andino” (truta andina com abacate, milho e leite de tigre), “Nikei” (tartare de truta ao molho acevichado com caviar tobiko e nori) e “Chalaco” (pescado do dia com três cremes de pimenta da casa).

NO BRASIL

Na cidade de São Paulo, o La Mar funciona na Rua Tabapuã, bairro Itaim Bibi. De segunda-feira a sexta-feira, o restaurante está aberto para almoço das 12h às 15h. O jantar é servido entre 19h e 0h, de segunda à quinta, e de 20h à 1h, às sextas e aos sábados.

O ambiente descontraído da filial paulistana convida à degustação de um dos principais drinks do Peru, mas que também está presente no Chile: o pisco sour – coquetel feito à base de pisco (bebida alcoólica local), limão e sal.

Mais Matérias