Peru com laranja  desidratada, maçãs assadas com canela, compota de caju e chutney de frutas e farofa crocante, do Neka Gastronomia. | Crédito: Divulgação

Ceia Fácil

Conteudo Isobar

Reunimos as melhores opções para quem quer comer bem durantes as festas sem precisar ir para a cozinha

Uma das partes mais marcantes das festas de fim de ano é a ceia. É em torno da mesa que a família se reúne para celebrar a festa mais importante do ano e degustar as delícias típicas da época. Peru, bacalhau, assados, lentilhas, salpicão… Eis que alguns meses antes surge a pergunta: quem vai cozinhar?

Para quem já tem intimidade com as panelas, a tarefa pode ser um prazer, e para quem não tem, um suplício. No entanto, em qualquer uma das situações, é inegável que cozinhar pode ser trabalhoso e envolve bastante planejamento.

É nessa hora que os buffets e banqueteiros entram em cena. Para que todos possam aproveitar o melhor das festas sem se preocupar com a preparação do jantar e ainda degustar pratos da alta gastronomia brasileira, a solução é deixar a ceia nas mãos de quem entende. É só escolher as delícias, fazer sua encomenda e aproveitar.

O tradicional buffet Rullus, em Belo Horizonte, oferece duas opções para a ceia de Natal: serviço completo de buffet, que inclui jantar e serviço, ou retirar os pratos escolhidos no dia da festa.

O menu pode ser customizado e oferece opções para os mais diferentes paladares. Entre as entradas, vol-au-vent de camarão e rosa folhada com geleia de goiabada e envoltino de frango defumado com gorgonzola.

O peru, vedete da festa, é servido inteiro, com recheio de maçãs verdes e acompanha farofa de gemas com parmesão e molho à parte. Para quem prefere pescados, bacalhau do porto com natas e batatas cremosas, que pode ser acompanhado por arroz com damasco e amêndoas.

As guarnições incluem arroz natalino, purê de abóboras caramelizadas e couscous marroquino, além de massas recheadas e molhos. Para adoçar a festa, mousse de chocolate com praliné de amêndoas e pistache e parfait de chocolate com avelãs. Confira o menu completo no site e saiba como fazer sua encomenda.

Roberta Sudbrack já tem uma carreira consolidada e foi chef oficial do Palácio da Alvorada. Seu restaurante é sucesso no Rio de Janeiro e já há alguns anos lançou o RSCasa, que oferece pratos festivos à altura das ocasiões especiais.

Este ano o cardápio destaca assados como porquinho de leite pururuca (com tiragem limitada de apenas 15 unidades), costelinha de porco braseada com mel de laranjeira e flor de sal, e peito de peru assado no forno a brasa com toranja, gengibre, mel e tomilho. Todos acompanhados de batatinhas assadas no sal grosso.

Entre as saladas, a versão natalina, que leva quinoa branca e vermelha, cenoura, pimentão, frutas secas e nozes e a opção de alho poró assado no forno a brasa, bacalhau, favas e pimentão. Ainda para as entradas, terrines, como a de foie gras fresco com compota de cebolinhas.

Há diversas opções de acompanhamento, como, farofa com ovos caipiras, nozes e licuri, arroz com lentilhas e linguiça picante e o arroz de bacalhau, com azeitonas e alho crocante. O destaque das sobremesas vai para a torta de frutas vermelhase o exclusivo bolo molhado de chocolate amargo com calda de chocolate ao leite, com tiragem limitada de 15 unidades. Consulte todas as opções disponíveis no site.

A banqueteira Neka Menna Barreto atua em São Paulo há 25 anos e também oferece ceias de Natal por encomenda. Ela aposta em ingredientes brasileiros, que dão um toque original até nas receitas mais tradicionais.

Para começar, bolinhas de tâmaras com nozes e mini brie com geleia de bergamota – companhias perfeitas de uma taça de champagne. Dentre as entradas frias, o refrescante vinagrete de vieiras frescas com pupunha, limão siciliano e xerez, e salada de arroz selvagem com aveia, avelãs e castanhas portuguesas.

As sugestões de prato principal incluem frutos do mar picantes (robalo, camarão, lula e polvo) servidos com batata doce, tender marinado na cachaça de abacaxi servido no próprio molho e abacaxi desidratado e o peru inteiro com laranja desidratada e farofa crocante.

Encerrando a ceia, torta de chocolate com caramelo salgado, torta de amêndoas sem farinha e castanha de caju com coulis de amoras e maçãs e naked cake com frutas e glacê de queijo de cabra. Acesse o site para conhecer o menu completo e os prazos para encomendas.

Mais Matérias