Pavlola Quintana

Amor à mesa

Conteudo Isobar

Restaurantes no Rio e em SP fazem cardápio para celebrar a data do romance.

Presentes, juras de amor e, por que não, um jantar romântico para festejar uma data a dois? No dia 12 de junho, celebra-se o dia do amor e do romantismo. É o Valentine’s Day brasileiro – na Europa e nos EUA, a data é comemorada em 14 de fevereiro.

O clima de paixão está no ar e a Revista Estilo BB separou duas opções de restaurantes que prepararam cardápios especiais para a data.

Carta exótica

O paulistano Quintana Bar oferece um menu degustação variado, influenciado pela gastronomia do Sul do Brasil, assim como o próprio cardápio, que apresenta clássicos e versões da região – mas com apresentação para lá de sofisticada. Para provar o menu, é necessário fazer a reserva antecipadamente.

No cardápio, há o tortei com recheio de galeto ao Primo Canto, acompanhado de abóbora cabochã com canela, manteiga campeira e espuma de radici. A próxima pedida é provar a tainha escalada grelhada com cogumelos da serra catarinense, e tapenade de azeitonas. Para o prato principal, espinhaço de cordeiro, mamão cozido com aipim, farofinha crocante de pinhão e brotos. Como acompanhamento, queijos serrano e colonial com doces de tacho.

Algumas opções de sobremesas encerram a noite: bolinho de arroz doce com sorvete de chimarrão; Pavlola, um suspiro com frutas vermelhas e, por fim, bolo de chocolate típico do sul, servido morno com calda de bergamota, folhas de manjerona e sorvete de nata.

Também é possível escolher os pratos do cardápio a la carte. Na carta de bebidas, há drinques temáticos, vinhos e rótulos de cervejas gourmets originárias do sul do país.

Todo o romantismo do vinho

Para os casais que não dispensam as delícias de Baco, o Symposium, bistrô e restaurante localizado em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, RJ, oferece um cardápio especial na noite de 11 de junho, a partir das 20h30.

Cada prato acompanha um vinho diferente em jantares à luz de velas e ao som do piano. Para abrir a noite, pasta de caviar preto com torradas e palitos de cenoura, pepino e aipo, acompanhados do Barton & Guestier Brut Rosé.

A opção para a entrada é o aperitivo de chèvre em azeite extra virgem temperado. Preenchendo as taças, o vinho branco Olivier Leflaivre Chablis 2009. No prato principal, é possível escolher entre salmão e picanha na chapa. Ambos acompanham batatas salteadas com alecrim. O vinho escolhido para a refeição é o tinto Olivier Leflaivre Pinot Noir 2010.

Por último, a sobremesa: cheescake de morango, que claro, não poderia ser servida sem vinho. Nesse caso, um bordeaux branco Thomas Barton Sauternes 2010, encerra a aventura gastronômica do casal.

Com tantas opções que agradam o paladar, o jantar a dois será, além de romântica, uma verdadeira celebração de um dos grandes prazeres da vida: comer e beber ao lado de quem você mais gosta.

 

 

Mais Matérias