Recheada de filé mignon reduzido na mais famosa cerveja da Irlanda, a Guiness Pie, finalista do All Black, é o prato preferido dos clientes do pub. Foto: Divulgação / Larissa Stefano.

Além do fish and chips

Conteudo Isobar

Segunda edição do festival gastronômico elege a melhor comida de pub de São Paulo.

Não é só de balcões de madeira, canecas cheias de cerveja e música alta que os pubs são feitos. Quando o assunto é comida, as casas de origem inglesa também têm muito a oferecer. E para provar que os seus cardápios vão além do fish and chips, dez bares da cidade de São Paulo se reuniram para celebrar a segunda edição do Pub Food Festival, que elegerá o melhor prato servido em 2013.

Popularmente conhecida como pub grub, a comida servida neste tipo de estabelecimento pode ser tanto um petisco quanto uma refeição completa. Carnes, batatas – geralmente fritas – e vegetais em conserva costumam ser a matéria-prima destes pratos. Além disso, há também as tortas (pies), pasties (pastéis assados) e stews (ensopados), bastante populares entre os britânicos.

Seguindo esta cartilha, mas com um toque brasileiro, os bares All Black, Cão Véio, Deep Bar 611, Dublin, Kia Ora, The Queen’s Head, Republic English Pub, Rhino Pub, O’Malley’s e The Sailor disputam a preferência e o paladar tupiniquins do concurso.

As casas foram avaliadas em duas fases. Na primeira, que se encerrou no dia 3 de agosto, os frequentadores escolheram as suas refeições favoritas em cada um dos bares. Pelo Facebook e pelo Instagram, eles decidiram quais seriam os dez pratos finalistas. Os candidatos ao título são: Fila Brasileiro (Cão Véio); Milanesa Canapé (The Sailor), Pink Floyd (Republic English Pub), Irish Stew (O’Malley’s); Rock n Roll Jack Mignon (Rhino Pub); Hambúrguer de Costela (Dublin);  Fish´n Chips (The Queens Head); Alheira (Deep Bar 611); Guinness Pie (All Black) e Kia Ora Burguer (Kia Ora).

Para consagrar o campeão, um júri especializado, formado por Cindy Wilk, autora do Guia de Endereços Curiosos de Londres; André Clemente, da revista Prazeres da Mesa; e Paulo Yoller, chef do restaurante Meats, examinará cada uma das criações dos restaurantes. A divulgação da melhor pub grub acontecerá no dia 27 de agosto, no Kia Ora, no bairro do Itaim. O evento, aberto ao público, contará com degustações de alguns dos pratos finalistas.

Mais Matérias