_capa_Ladavenda1

Afetividade à mesa

Conteudo Isobar

Unindo a gastronomia ao estilo de vida do interior, o universo criado por Heloísa Bacellar é um convite à nostalgia. 

Localizado no boêmio bairro da Vila Madalena, em São Paulo, o Lá da Venda, um mistura de restaurante, armazém e mercearia idealizada pela chef Heloísa Bacellar, já conquistou o exigente público da metrópole. O cardápio impecável vem recheado de opções que faz sentir-se em casa. Pratos como arroz de forno, picadinho ou strogonoff podem ser acompanhados por um copo de tubaína. E para de sobremesa, que tal um arroz doce, quindim ou brigadeiro de colher?

Mas não se engane com a simplicidade do menu. Heloísa, que se formou em cuisine e pâtisserie na Cordon Bleu, de Paris, passou anos dando aula de gastronomia, elaborando receitas e escrevendo livros de sucesso. “Cozinhando para amigos” e sua sequência já anunciavam seu apreço por comida gostosa, cheia de sentimentos, para deixar a vida mais alegre – ao redor das pessoas queridas.

Além da calorosa e autêntica culinária brasileira, outra face da chef rouba a cena por ali. Helô, como é conhecida, adora coisas para a casa e para cozinha, e gosta de tudo o que é feito à mão e com carinho. Um (organizado) amontoado de coisas chama atenção dos frequentadores: o restaurante divide espaço com uma verdadeira venda, dessas com cara de interior, com uma seleção de produtos artesanais que conquistam a todos. Bules e canecas esmaltadas, bacias para pão, toalhinhas de bandeja, panelas de ferro, copos americanos, papelaria, vestimentas e objetos de decoração, estão sempre sendo repostos nas prateleiras.

Sem tempo para o almoço, ou mesmo para o garimpo? Não se preocupe. O Lá da Venda também abriga um ótimo espaço para um café com pão-de-queijo. A iguaria já venceu algumas vezes o ranking de melhor salgado da cidade pela revista Veja SP e é feito de queijo certificado da Serra Canastra.

Mas se o dia estiver corrido e não houver nem mesmo tempo o café, tudo bem. O pão-de-queijo pode ser comprado congelado e levado para casa. O mesmo vale para o queijo canastra, a goiaba cascão, dentre outros itens que dificilmente são encontrados nas grandes capitais. Destaque para os produtos dos pequenos produtores, como a flor de sal da Cimsal do Rio Grande do Norte, arrozes vermelho e preto da Ruzene do Vale do Paraíba, baunilha orgânica em fava e essência da Valeso, chás da Tribal, mel Breyer do sul; manteiga em lata de Águas da Prata, as deliciosas balas de coco Marízia, sem citar doces e compotas, conservas, latícinios e embutidos.

E há pouco mais de um ano, Heloísa Bacelar expandiu seu agradável espaço para o Shopping JK Iguatemi. Lá ele atende pelo nome de Café Lá da Venda. Com o mesmo conceito de armazém acolhedor que consagrou o espaço da Vila Madalena, aqui, café, almoço e jantar são preparados sempre com muito carinho.

Mais Matérias