shutterstock_287836433

Tranquilidade no campo

Administrador Click

Com o crescimento das cidades e a correria do dia a dia , as casas de campo tornaram-se um grande refúgio para quem quer sair da rotina dos grandes centros urbanos ou apenas passar os dias de folga.

Por isso, ao projetar uma casa de campo, há alguns pontos que devem ser levados em consideração para que se tenha um aproveitamento pleno do local.

E já que estamos falando sobre o terreno, vale lembrar que é possível fazer o projeto da casa respeitando o desnível natural do espaço. Ou seja, não é preciso nivelar o terreno para construir – pelo contrário, os desníveis são ótimos para gerar novas perspectivas visuais.

Segundo o arquiteto Leandro Messias, dessa forma é possível reduzir o número de árvores cortadas, de pedras retiradas e ainda por cima as construções sobre pilotis permite uma maior ventilação natural.

A localização estratégica da casa é algo muito importante para que se possa
ter uma boa visibilidade da natureza. “Quando se pensa em um projeto dessa dimensão, deve-se levar em conta a paisagem do local, pois ela determinará a posição das janelas, varandas e sacadas.” afirma o arquiteto Leandro Messias.

De um modo geral há mais liberdade para se projetar, pois na maioria dos casos não existe legislação que exija a padronização das casas, segundo Leandro, não existem parâmetros de zoneamento, até porque os terrenos no interior são grandes. “Para não ter contratempos, é sempre válido consultar a prefeitura local antes de construir.” alerta o arquiteto.

Uma característica muito presente nas casas de campo é a utilização de materiais naturais, afinal se o objetivo é se conectar com a natureza nada melhor do que trazer a natureza para dentro de casa. “Pedras e madeiras podem ser retirados do próprio terreno e aproveitados na obra, caso a lei permita a extração e utilização desse material.” afirma Leandro, que além de utilizar elementos naturais que já estão presentes no local, costuma pensar no projeto de paisagismo do espaço com plantas que fazem parte do ecossistema do ambiente.

Não tem nada melhor do que poder curtir a natureza em uma bela casa de campo. Tranquilidade, o barulho do vento passando pelas folhas das árvores e todo verde do entorno são os benefícios de se estar próximo a natureza criando um ótimo refúgio para o caos urbano.

Mais Matérias