shutterstock_250783009 copy

Geometria perfeita

Conteudo Isobar

Símbolos de poder, as pirâmides egípcias fascinam pela arquitetura complexa que permanece cheia de mistérios.

Elas são colossais, magnânimas e vêm rapidamente à cabeça quando falamos a respeito do Egito Antigo. Erguidas a partir de milhares de pedaços de pedra cuidadosamente empilhados, as pirâmides existem há mais de 2.700 anos e intrigam pela arquitetura que não sucumbiu ao tempo.

Contam os historiadores que os monumentos tinham por função resguardar o corpo do faraó mumificado, bem como seus objetos de uso pessoal e outros bens materiais. Há também os especialistas que defendem a ideia de que as pirâmides também funcionavam como um local de adoração a Deus.

Foram encontradas cerca de cem pirâmides no Egito, sendo que a maior e mais famosa é a de Queóps, localizada nos arredores do Cairo. O nome presta homenagem ao mais rico faraó do Egito Antigo; e a pirâmide, datada de 2530 a.C, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo.

O monumento, que mobilizou em torno de 10 mil pessoas em sua construção, demorou aproximadamente 25 anos para ser concluído. Especialistas calculam que ao todo foram assentados mais de dois milhões de blocos de pedras (com pesos que variavam entre duas e dez toneladas).

Além de Queóps, outras duas pirâmides estão entre as mais conhecidas: Quéfren (filho de Queóps) e Miquerinos (neto do rico faraó), que juntas formam as três pirâmides de Gizé – ou as Grandes Pirâmides. Estima-se que cerca de 30 mil egípcios trabalharam por mais de duas décadas para erguer o trio que se tornou um dos monumentos mais famosos do mundo.

Muito já se descobriu acerca dessas intrigantes construções. Já se sabe, por exemplo, que os trabalhadores utilizavam trenós para transportar as pedras (eles também molhavam o trajeto a ser percorrido pelo trenó, técnica que possibilitava o transporte).

Mas até agora ninguém foi capaz de desvendar como cada pedra foi encaixada de maneira tão exata sobre as demais. Enquanto o mistério segue sem resposta, resta admirar cada pirâmide como um legado eterno que fascina e emociona na mesma medida.

Mais Matérias