Artesian

Futurista orgânica

Conteudo Isobar

Saiba mais sobre a cadeira tulipa, cujo famoso design foi assinado pelo arquiteto Eero Sarinen.

Design eterno é aquele que atravessa gerações, entra no imaginário popular e se integra à paisagem de tal forma que nos faz acreditar que sempre esteve ali. É beleza que une praticidade e usabilidade. E o século passado, especialmente entre as décadas de 50 e 60, foi muito bem servido de grandes designers e obras inesquecíveis, entre eles o casal Eames e um de seus maiores colaboradores e amigo, Eero Saarinen.

Saarinen carregava uma bagagem pesada: era filho do famoso arquiteto finlandês Eliel Saarinen, estudou arquitetura em Yale e foi professor da Cranbrook Academy of Art. Apesar de começar sua carreira como escultor, foi no design de móveis que ele encontrou sua vocação e fama.

Seu processo criativo começava com centenas de desenhos, que viravam modelos de escala 1:4, dispostos em ambientes do tamanho de uma casa de bonecas. Usando seu treinamento em escultura, o artista refinava seus designs com modelos em tamanho real, moldando e remodelando as formas com argila.

Foi sua visão artística e minimalista que abriu as portas para a criação de uma das mais icônicas peças do mobiliário industrial: a cadeira Tulipa. Com desenho inspirado no formato da idílica flor, a peça foi criada em 1956 para acompanhar a série Pedestal, uma coleção avant-garde, cujo objetivo era eliminar a “favela de pernas” que Saarinen detestava. Para ele, o mundo “feio, confuso e incansável” existente debaixo das mesas e cadeiras era algo a ser eliminado para dar lugar a um ambiente mais clean. Assim, ele substituiu pernas por um pedestal.

Entre os itens da série Pedestal, a cadeira Tulipa se destaca por seu design delicado como uma flor, com haste longa e coroa arredondada, que contrasta com o ar futurista – mesmo 58 anos depois. Tão além de sua época, aliás, que ficou famosa nos anos 1960 ao estrelar no cenário de uma das mais importantes obras de ficção científica: “Star Trek”. Uma das peças usadas na ponte de comando da Enterprise foi vendida em leilão por mais de US$ 18 mil. Foi um hit do estilo Space Age, tão em voga naquela época.

Assim como a flor que lhe dá o nome, a cadeira Tulipa é democrática: pode ser encontrada em várias cores, com ou sem braço e combina majestosamente seja com peças da mesma coleção ou móveis de diferentes modelos e materiais.

No Brasil, a Tulipa e a coleção Pedestal estão disponíveis em lojas especializadas em móveis de design, como a Artesian, que possui unidades em São Paulo e Curitiba.

Mais Matérias