Netherlands Dance Theatre 01 - Copyright OMA

Estrutura de dança

Conteudo Isobar

Sede do Nederlands Dans Theater une arquitetura e dança em projeto com design único.

Tendo gerado André Rieu e Van Gogh, entre outros tantos mestres, a Holanda mantém uma relação do mais puro amor com as artes. E a afeição dos holandeses vai além da música e da pintura. A criatividade dos nascidos nos Países Baixos também abrange as outras cinco artes, dando especial destaque à dança e à arquitetura. E por que não juntar as duas?

Palco de uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do mundo, o Nederlands Dans Theater (Teatro de Dança dos Países Baixos, em português) ostenta 56 anos formando bailarinos, gerenciando talentos de todas as idades e apresentando espetáculos avant-garde. Desde 1987, a sede do NDT é o perfeito casamento entre dança e arquitetura.

O projeto foi concebido sete anos antes para ser uma extensão de um teatro circense em Scheveningen, um resort à beira-mar de Haia. Em 1984, o design foi adaptado e os planos redirecionados para o Spui Complex, um local no centro histórico da cidade dominado por duas lajes e restos de uma rodovia que nunca chegou a ser completada, além das casas do parlamento e o terreno da futura sede da prefeitura. A construção ficou a cargo da construtora OMA e a concepção é assinada por Carel Wesser, que também projetou o hotel que compartilha o espaço com o NDT.

O teatro de dança fica ao lado de uma sala de concertos desenvolvida pelo estúdio de arquitetura Van Mourik. Apesar de serem construções independentes, ambas estão conectadas por um foyer de sete metros de largura e três andares, que faz parecer que a parede exterior da sala de concertos faça parte do interior do NDT. No terceiro piso do foyer, um skybar que parece flutuar.

O projeto é parcialmente determinado pela configuração da garagem no subsolo e divide a construção em três zonas paralelas: a maior contém o palco e o auditório de 1.001 assentos; a do meio acomoda os estúdios de ensaio, e a menor inclui escritórios, camarins e as acomodações dos dançarinos. Dentro do cone dourado estão um restaurante independente e um espresso bar.

Se seu próximo roteiro de viagem inclui a Holanda, não deixe de visitar o Nederlands Dans Theater para admirar um espetáculo de dança e arquitetura.

Mais Matérias