shutterstock_255001651

Esportes a um clique

Conteudo Isobar

Para acabar com o sedentarismo, aplicativos de smartphone são uma ótima ferramenta para facilitar e incentivar a prática de atividades físicas

Há quem ainda ache que a internet e as novas tecnologias deixaram as pessoas mais sedentárias, sempre em frente ao computador ou à tela do celular. Porém, para quem realmente gosta de se exercitar, o mundo digital pode facilitar bastante a prática de exercícios físicos e até mesmo incentivar quem quer começar a praticar um esporte.

Com inúmeros aplicativos disponíveis para smartphone, é possível encontrar desde aqueles mais simples, para uma atividade em casa, até os que contam com ranking e oferecem competições entre amigos. Além disso, há plataformas para corrida, ciclismo, meditação, yoga, surfe, skate e muitos outros, com dezenas de opções para Android, iOS e Windows Phone.

A revista Estilo BB separou alguns aplicativos que são bem avaliados e populares entre os usuários, confira:

Para meditar e relaxar

O Stop, Breath & Think é um aplicativo simples e muito prático para quem quer praticar a meditação e não sabe por onde começar. As meditações são guiadas (em inglês) e tem duração de cinco minutos, podendo ser feitas pelo celular ou computador. A ideia é relaxar em qualquer lugar e praticar o bem-estar mental com facilidade.

Da mesma forma, o Headspace – Meditation também oferece uma pequena aula de meditação, mostrando um pequeno filme que explica a proposta da meditação daquele dia, seguido por 10 minutos de prática. Neste app, as dez primeiras aulas são gratuitas, e depois é preciso se inscrever para continuar em uma jornada personalizada.

Para os praticantes de yoga, o Daily Yoga é um aplicativo muito popular e oferece três tipos de treinos (casual, moderado ou intenso) e que varia de 10 a 20 minutos. Para ter acesso a todas as aulas, é necessário pagar um valor mensal, contudo, é possível realizar alguns treinamentos gratuitamente, bem como escutar até seis músicas relaxantes durante a prática.

Corrida e pedalada

A lista de aplicativos nessa modalidade são enormes! Separamos, aqui, três aplicativos de corrida que podem ser utilizados em conjunto com o Mova Mais – um app desenvolvido para transformar as distâncias percorridas em milhas, um incentivo a mais para começar a praticar exercícios hoje mesmo.

Para participar é muito fácil, basta fazer o cadastro no site e conectar a sua conta a um dos seguintes aplicativos: Strava, RunKeeper ou MapMyRun. Depois, é só começar a caminhar, correr ou pedalar e acumular pontos, que podem ser trocados por eletrônicos, voos, hospedagem e outros benefícios.

Na rua ou no mar

Desenvolvido por brasileiros, o Switch Skate Guide é um aplicativo completo para skatistas, e mapeia as melhores pistas e locais para praticar, além de funcionar como uma espécie de rede social, pois é possível compartilhar fotos, vídeos e notícias sobre o skate.

Já para quem prefere surfar, o Waves é um aplicativo de caráter colaborativo, e os usuários compartilham informações sobre as ondas, temperatura da água, vento e clima. Nele, também é possível ler notícias sobre as ondas e ouvir uma rádio especializada em surfe.

E além de todos esses aplicativos, ainda há muito outros disponíveis para download, podendo ser encontrados por categoria da atividade física, nível de dificuldade, caráter social ou gratuidade, bastando alguns cliques para começar a praticar – sem ter de esperar chegar o janeiro do próximo ano.

Mais Matérias