Aparador Muu, da coleção Le Fiabe. Tem os pés e as gavetas em bronze e o interior em ébano | Crédito: Divulgação

Esculpir o tempo

Conteudo Isobar

Como pai e filhos criaram uma marca de mobiliário de alto padrão que se tornou referência de estilo e sofisticação masculina.

Foi no século 19, em uma vila às margens do rio Como, na Itália, onde tudo começou.

A família Sozzi – que, à época, restaurava e arrumava as carruagens para a aristocracia local – dava os seus primeiros passos para o que se tornaria, quatro gerações mais tarde, uma empresa marcada pelo mobiliário de extremo bom gosto, com toque essencialmente masculino.

Romeu Sozzi é o grande nome por trás da Promemoria. Foi ele quem fundou e idealizou o conceito e os designs da marca, estabelecendo um controle rigoroso para a produção de mesas, cadeiras, sofás, armários e outros móveis.

Além do empreendedor, seus três filhos dividem as atividades dentro da empresa. Stefano é quem escolhe as madeiras e organiza a construção; Davide concebe os designs e Paolo é o responsável pelas pesquisas e pelo gerenciamento.

Feitos à mão

O empresário não se esqueceu das raízes da família. Para começar, tudo que a Promemoria produz é confeccionado artesanalmente. Isso representa um diferencial e tanto, afinal, vivemos em uma época na qual grande parte dos processos são automatizados em razão do baixo custo.

Tamanho apreço pela artesania tem sua recompensa. As criações da Promemoria são marcadas pelo minimalismo e sofisticação.

É quase como se fosse possível adivinhar que os móveis foram feitos por mãos masculinas – por homens artesãos do século 21, que sabem unir o antigo ao moderno e têm noção do resultado único proporcionado pelo trabalho manual.

O que torna os produtos ainda mais especiais é o fato de que, na maioria das vezes, eles são feitos sob medida e em edição limitada.

A atenção aos materiais é uma das prioridades do fundador da empresa. O bronze aparece bastante nas coleções. Madeiras como ébano e sucupira, por exemplo, estão entre as mais utilizadas. No que diz respeito aos tecidos, apenas o que há de mais nobre: seda, linho e cashmere – em uma rica e harmônica paleta de cores.

De Milão para o mundo

Tamanho cuidado com design e acabamento levou a marca a exibir suas criações no Salão do Móvel de Milão – um dos mais importantes eventos de mobiliário do mundo.

Desde então, a empresa expandiu as suas fronteiras e hoje reúne endereços exclusivos em cidades como Londres, Paris, Moscou e Nova York.

Seus móveis também podem ser encontrados no Brasil, por meio de uma distribuidora localizada na capital paulista – clique aqui e confira o endereço.

Para saber mais sobre a empresa e o seu processo de produção, assista ao vídeo abaixo:

 

Produtos Estilo Para Você

Mais Matérias