(Irmãos Campana/Divulgação)

Criatividade tupiniquim

Conteudo Isobar

Irmãos Campana: a excelência do design brasileiro

A sólida trajetória de Fernando e Humberto Campana teve início em 1983, quando os irmãos paulistas decidiram que era hora de reinventar o dia a dia das pessoas. Nas mãos deles, peças e objetos comuns passaram a receber preciosismo e relevância.

Em 1989, eles fundaram o próprio ateliê, o Estúdio Campana, que busca constantemente renovadas alternativas em termos de confecção de móveis. Há quase três décadas, o trabalho dos Campana Brothers, como os dois ficaram internacionalmente conhecidos, incorpora as cores e a criatividade brasileiras.

A proeza de conseguir conceder linguagem única a simples elementos do cotidiano levou algumas das peças de Fernando e Humberto ao Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York. Na verdade, eles foram os primeiros brasileiros a expor no MoMA, em 1994.

Peças feitas à mão e assinadas pelos Campana Brothers percorreram exposições e workshops em todo o mundo. Hoje, a dupla mantém parceria com a Lacoste, a famosa grife do jacarezinho.

À Louis Vuitton, por sua vez, outra gigante da moda, Fernando e Humberto confeccionaram uma cadeira suspensa de balanço em formato de casulo e feita com pétalas de couro. O item foi desenhado exclusivamente para a coleção de mobília portátil da marca francesa.

As inconfundíveis cadeiras assinadas pelos irmãos Campana, por sinal, serviram de know-how para que pudessem passar a produzir camas também.

BIOGRAFIA

Da infância na pequena Brotas, no interior de São Paulo, aos bastidores das principais criações: toda a trajetória dos designers paulistas está contada em documentário lançado recentemente, no Milano Design Film Festival 2016, o principal evento cinematográfico do ramo.

O filme Irmãos Campana por Fernando e Humberto representa iniciativa do Instituto Campana para levar as criações dos dois ao público em geral, rompendo com a ideia de que arte-design seja algo restrito a apenas determinado público.

Conheça as mais famosas e aplaudidas galerias, exposições, obras e publicações dos artistas no site dos irmãos Campana.

Mais Matérias