(R. M. Nunes)

Ao futuro de todos

Conteudo Isobar

Museu do Amanhã: propósito ético e estrutura sustentável

Como o próprio nome sugere, o Museu do Amanhã é voltado para o futuro. A intenção dele é alertar as pessoas sobre questões sensíveis à humanidade: a destruição do meio ambiente, as alterações climáticas, o desastre social, entre outros. Arte e ciência se unem para suscitar debates que dizem respeito a todos.

Os valores éticos e sustentáveis do Museu do Amanhã estão gravados em seu projeto futurista. De autoria do ousado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o edifício erguido na zona portuária do Rio de Janeiro conta com espinhas solares móveis adaptadas às mudanças das condições do clima.

Calatrava utilizou-se de recursos naturais da Cidade Maravilhosa. A climatização do interior do prédio do Museu do Amanhã, por exemplo, foi feita com água da Baía de Guanabara. O designer espanhol revelou ter-se inspirado nas icônicas bromélias do Jardim Botânico (RJ) para compor as formas da estrutura.

A arquitetura sustentável do edifício principal mede 15 mil m² e se acomoda perfeitamente à paisagem do Píer Mauá, onde está fincada. Ao redor do Museu do Amanhã, uma área verde de 30 mil m² oferece jardins, espaço para lazer, ciclovia e espelhos d’água. Recentemente, os Jogos Olímpicos Rio 2016 percorreram-na de perto.

RESPALDO CIENTÍFICO

Às vésperas de completar um ano, o Museu do Amanhã firmou parcerias fundamentais. Universidades, instituições científicas internacionais e a Organização das Nações Unidas (ONU) abastecem a instituição com tudo o que for necessário em termos de conhecimento científico e informações específicas. Consultores de inúmeras áreas respaldam o conteúdo exposto.

Na agenda do Museu do Amanhã, o acervo está dividido em cinco partes. A Exposição Principal (de conteúdo digital, em sua maioria), título permanente do cronograma, está centrada em ideias e questiona a conexão do ser humano com o universo e suas origens.

As quatro demais exposições são temporárias, mas igualmente convidativas. São elas: O Poeta Voador, Santos Dumont; Capte-me; Esporte e Cérebro; e Experiência do Amanhã – A Evolução da Televisão no Brasil.

Para planejar a sua visita, basta acessar o site do Museu do Amanhã.

Mais Matérias