O desenvolvimento da eco-cidade conta com participação de inúmeras companhias internacionais (Philip Lange)

A metrópole do futuro

Conteudo Isobar

Cidade árabe de Masdar altera panorama urbanístico

Os Emirados Árabes Unidos lançaram-se em missão paradigmática. O endinheirado país do Oriente Médio está engajado na construção da eco-cidade mais sustentável, tecnológica e revolucionária do mundo. Masdar City ganhou projeto audacioso e a execução dele mantém-se a todo vapor.

Em árabe, “masdar” significa “recurso”, termo autoexplicativo do quanto há de planejamento por trás da nova cidade. Entre as metas de Masdar City, segue o desafio de tornar-se neutra de gás carbônico, com amparo de energias renováveis e da reutilização do lixo. O transporte será público e elétrico.

Parte do apreço da cidade árabe sustentável pelo conhecimento está patente na universidade local, o Masdar Institute of Science and Technology, principal centro de inovação de Masdar City. Nele, ciência e tecnologia trabalham juntas para preservar o meio ambiente.

Com investimentos inteligentes, o projeto combinou antigas técnicas de arquitetura árabe com tecnologias modernas, o que permite, por exemplo, captar ventos predominantes e fazer da cidade mais fria e agradável durante o alto verão. Diversas companhias internacionais seduziram-se pela ideia de alterar conceitos e panoramas urbanísticos.

https://youtu.be/Llzq9YMsPP8

SUSTENTABILIDADE GLOBALIZADA

Mitsubishi, General Electric, Massachusetts Institute of Technology, Fiat, Rolls-Royce, Royal Dutch Shell e Mitsui são algumas das empresas encarregadas de colocar em prática o projeto de Masdar City.

Se, por um lado, é da Conergy a responsabilidade de implantar uma estação de energia solar com potência de 40 MW, o design do edifício central da eco-cidade carrega a assinatura do escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture. Participam ainda as empresas Total S.A. e British Petroleum (BP).

Masdar City integra o programa The Abu Dhabi Economic Vision 2030, iniciativa visando o desenvolvimento sustentável dos índices econômicos e sociais dos Emirados Árabes Unidos. Tudo é executado pela Mubadala Development Company, entidade do governo local.

Ao redor da universidade, os recentes bairros têm-se expandido conforme as expectativas. Enquanto Masdar City avança no desenvolvimento, na comercialização e na implantação de energias renováveis e de tecnologia limpa, espera-se da humanidade a redução da queima dos combustíveis fósseis.

Mais Matérias