A homenagem da Hasselblad 500C vem em diversas opções de acabamento e lentes intercambiáveis. | Crédito: Divulgação

A câmera que foi ao espaço

Conteudo Isobar

Cheia de estilo, a nova Hasselblad Lunar relembra a grandiosidade das viagens espaciais dos anos 60.

Há mais de 60 anos, a Hasselblad se dedica a uma missão: produzir o melhor equipamento de fotografia conhecido pelo homem, com o intuito de ajudar os fotógrafos a atingirem todo o seu potencial fotográfico.

O ponto alto da história da companhia sueca se deu após 1962, quando a Hasselblad 500C se tornou a primeira câmera a viajar para o espaço, na missão Apolo. Vale lembrar que a NASA teve grande influência no desenvolvimento tecnológico da marca, ao fazer pedidos específicos que resultaram em produtos como a primeira câmera com mecanismo de transporte de filme motorizado, de 1965.

E é em homenagem a essa parte da história da fotografia, e das viagens espaciais, que a grife anunciou o lançamento de uma edição especial inspirada na 500C: a Hasselblad Lunar.

Resultado de uma parceria entre a Hasselblad e a Sony, a Lunar possui tecnologias do modelo NEX-7 (sem o espelho) – fabricado pela multinacional japonesa –, ao mesmo tempo em que revive o charme da 500C com pinceladas modernas, como o contraste entre a fibra de carbono do corpo da câmera e os controles mecânicos em titânio, que resultam em um visual vintage com um apelo extremamente elegante.

Com 24.3 megapixels, gravação de vídeo em Full HD e OLED Viewfinder, tela de LCD de três polegadas e lentes intercambiáveis, a Lunar foi apresentada na Photokina, feira de fotografia alemã, em 2012 e oficialmente lançada em maio deste ano, em evento que contou com a presença do astronauta Buzz Aldrin.

Seu acabamento vem em diferentes opções, como madeira, couro legítimo, fibra de carbono, titânio ou mesmo ouro, e é todo feito à mão por artesãos, para que cada peça seja única. A câmera, que promete deixar colecionadores e entusiastas bastante empolgados, pode ser adquirida pelo site da marca por preços a partir de US$ 6,995.

Mais Matérias