O grupo Pink Floyd tornou-se uma das maiores lendas do rock (Tatsiana Amelina)

Psicodelia primordial

Conteudo Isobar

Pink Floyd prepara-se para lançar canções inéditas

Os fãs de Pink Floyd mal podem esperar para ouvir relíquias inéditas do início da carreira do lendário grupo britânico de rock psicodélico. É que a banda resolveu lançar canções jamais divulgadas, incluindo composições do antigo vocalista, Syd Barrett.

A partir de 11 de novembro, o aguardado box The Early Years – 1965-1972 estará à venda com faixas não utilizadas pelos integrantes, além de antológicas apresentações da banda. Cerca de 20 das músicas incluídas nele nunca foram compartilhadas por Pink Floyd.

Um dos títulos de maior expectativa é Vegetable Man, escrito por Barrett, em 1967. Não chegou, no entanto, a ser lançado oficialmente. No ano seguinte, graves problemas mentais obrigariam o compositor a sair de cena. À época, o episódio do afastamento e a enfermidade dele geraram enorme controvérsia.

A canção Grantchester Meadows foi escrita pelo baixista Roger Waters e está presente no disco Ummagumma. Contida também no box The Early Years, a música é a sexta faixa de Volume 3: Dramatis/ation e foi gravada durante concerto da emissora BBC, em Amsterdã.

Em Grantchester Meadows, a performance de David Gilmour, que se tornou a principal figura da banda a partir da segunda metade da década de 1980, e Waters contou com o piano adicional do já falecido Richard Wright. A cantoria das aves, sonoplastia marcante na canção, remete ao verão de Grantchester, pequeno vilarejo próximo a Cambridge, na Inglaterra.

Entre os álbuns de maior sucesso da banda britânica, The Dark Side of the Moon (1973), que foi parcialmente inspirado na doença mental de Barrett, vendeu 45 milhões de cópias. Na lista dos mais consumidos discos de todos os tempos, está também a obra-prima The Wall (1979).

Mais Matérias