Crédito: Divulgação

Parabéns com orelhas

Conteudo Isobar

Mickey Mouse completa 86 anos encantando crianças e adultos.

Até quem nunca foi para Orlando sabe o que significam as duas orelhinhas redondas que tomam as ruas e construções da cidade. Aos 86 anos, Mickey Mouse é um ícone pop e símbolo de um dos maiores impérios do entretenimento.

O famoso ratinho foi criado por Ub Iwerks a pedido de Walt Disney, depois que viu os direitos de seu coelho Oswald serem levados pela Universal junto com sua equipe de animadores. Iwerks apresentou inúmeras ideias. Entre elas estavam uma vaca e um cavalo, que acabaram virando os personagens Clarabela e Horácio, além do camundongo de calção e sapatos.

Mickey foi apresentado oficialmente ao mundo em 18 de novembro de 1928, ao estrelar o curta-metragem “Steamboat Willie” ao lado de sua eterna namorada, Minnie, de Clarabela e do vilão Bafo de Onça. Na película, o ratinho é um apaixonado por música que transforma o barco a vapor em que trabalhava numa verdadeira sinfonia. O filme foi considerado a primeira animação a apresentar sincronia do som com as situações na imagem.

Em 1929, Mickey ganhou voz, a do próprio Walt Disney, que emprestou suas cordas vocais ao camundongo até 1946, e as primeiras palavras foram “Hot dogs, hot dogs!” durante o desenho “The Karnival Kid”. O traçado era bem diferente do Mickey atual, mas já se reconheciam as orelhas redondas.

Nove anos depois, o ratinho passou pela sua primeira grande mudança, comandada pelo animador Fred Moore, assumindo olhos mais expressivos e ganhando as luvas brancas que hoje são marcas registradas do personagem. Em 1940, Moore esteve à frente de um dos maiores trunfos dos estúdios Disney: o longa-metragem “Fantasia”. O segmento “Aprendiz de Feiticeiro” aproveita para alavancar o camundongo que havia perdido popularidade algum tempo antes.

Dali em diante, ele cresceu tanto que, aos 50 anos, ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Já apareceu em quadrinhos, séries de televisão – tais como o educativo “A Casa do Mickey Mouse”, do Disney Channel –, jogos de videogame e mais de 130 filmes, além, claro, de ser o anfitrião dos complexos de parques e resorts Disney nos Estados Unidos, Japão, França e China.

Apesar de ter sido inicialmente concebido como um anti-herói, Mickey foi aos poucos adquirindo a personalidade alegre e bondosa que conhecemos hoje. Recentemente, os estúdios Disney deram uma repaginada leve no personagem, trazendo de volta o lado brincalhão e aventuroso do ratinho, especialmente nos jogos “Epic Mickey”, que contam com o retorno de Oswald, o Coelho Sortudo.

Para os 86 anos de Mickey Mouse, a Disney criou comemorações que resgatam a imagem clássica, com atualizações. Ao longo do mês de novembro, por exemplo, o Disney Channel e o Disney XD exibirão filmes antigos protagonizados pelo astro, incluindo “Steamboat Willie”, além de curtas que mostram Mickey, Minnie, Pluto, Pateta, Pato Donald e Margarida em situações atuais, mas em cenários com influências dos desenhos das décadas de 1950 e 1960.

No dia 18, o Disney Junior prepara uma maratona que inclui a estreia dos especiais “A Casa do Mickey Mouse: Feliz Mickey-Aniversário” e “A Aventura Pirata do Mickey”, além dos filmes “A Casa do Mickey Mouse da Disney: Mickey no País das Maravilhas” e “Mickey, Donald e Pateta – Os Três Mosqueteiros”. Os três canais exibirão clipes que apresentam parte da evolução do Mickey, levando crianças e adultos em uma divertida viagem no tempo.

Mais de oito décadas sem uma ruga ou pelo branco.

Mais Matérias