Nos dias 29 de agosto e 3 e 12 de outubro, acontecem as performances criadas em conjunto por artistas e chefs de cozinha | Crédito: Thiago Sabino

PARA VER E COMER

Conteudo Isobar

Evento multidisciplinar que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília propõe ações, exposições e performances que unem comida e arte

A mostra “CRU: comida, transformação e arte”, que acontece de 15 de agosto a 12 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília – e tem patrocínio da BB Seguridade – flerta com dois universos distintos e repletos de paralelos entre si: a comida e a arte.

“Essa é uma questão que diz respeito a todos. A grande motivação da criação é alimentar o outro, seja por meio da energia para criar como artista, seja para existir como pessoa”, define o curador Marcello Dantas, que idealizou o evento ao constatar a presença crescente dos alimentos como elementos simbólicos em exposições mundo afora.

Arte e performance

O público terá uma série de atrações para alimentar, literalmente, olhos e estômago. Uma delas é uma exposição que apresenta trabalhos de mais de 20 artistas nacionais e internacionais. São obras em diversos formatos, como fotos, vídeos, pinturas e instalações, de artistas como a brasileira Rivane Neuenschwander, o alemão Thomas Rentmeister e a francesa Sophie Calle.

Ainda no que diz respeito à arte, o público poderá conferir três performances: a primeira acontece no dia 29 de agosto, e reúne o artista mexicano baseado em São Paulo Hector Zamora, o grupo brasileiro de percussão Barbatuques e a chef Ana Luiza Trajano. Além da produção musical, os criadores farão sorvetes artesanais de sabores de frutas típicas brasileiras que, ao final, poderão ser degustadas pelos visitantes.

A segunda ocorre no dia 3 de outubro, com o artista contemporâneo argentino Rirkrit Tiravanija, o chef Pierre Hermé – famoso pelos macarons de sabores exóticos – e Kreëmart, outro artista contemporâneo (cigarros comestíveis e doces para fumar estão entre suas obras mais famosas). Nessa instalação, um grupo de pessoas passará o dia cozinhando dentro de uma caixa de vidro, e quem se aproximar de uma das aberturas da caixa receberá um alimento, sem saber do que se trata, cabendo a cada um provar ou não.

Por último, em 12 de outubro, Neka Menna Barreto, Jorge Menna Barreto e Fernando Limberger prepararão um “banquete pré-Brasil”, no qual serão utilizados apenas insumos autóctones, que eram comidos pelas populações que viviam no País antes de Cabral desembarcar por aqui.

Festival gastronômico

Além das instalações artísticas, durante o período da exposição, o público poderá experimentar uma série de quitutes.

Trata-se do Festival BB Seguridade de Gastronomia Criativa, no qual dez renomados chefs de Brasília foram convidados a apresentar um menu especial com pratos inspirados nas obras ou  nas instalações performáticas do evento.

Lui Veronese (do CRU Balcão Criativo), por exemplo, explora no sorbet de frutas nativas brasileiras as semelhanças entre sua formação e a participação performática da chef Ana Luiza Trajano, que produzirá sorvetes artesanais de sabores de frutas típicas brasileiras. Agenor Maia (do Olivae) também optou por uma sobremesa: preparou um pé-de-moleque de castanha de pequi, em alusão à obra da alemã Sonja Alhauser, que construirá um moleque de pés-de-moleque.

Já a Pizzaria Baco aceitou o desafio da proposta performática do artista inglês Ryan Gander, de entregar pizzas verdes diariamente, sempre ao meio-dia, no CCBB. E preparou uma com base de muçarela, parmesão e tomate caqui, coberta de basílico e pesto de manjericão.

Comida sobre rodas

Além disso, durante os finais de semana e no encerramento do evento, os visitantes terão dez food trucks à sua disposição, no pátio do CCBB. São eles: Sucopira, com sucos artesanais e sem corantes; Bistrô Itinerante, cuja especialidade são risotos e sanduíches especiais; Fresh Food, com sanduíches saudáveis; Andale Tacos, que oferece o melhor da comida mexicana; Surf on the Trucks Ribs, especialista em sanduíches com carnes importadas; Vai Bem, que servirá picolés com frutas e sementes do Brasil; Street Food Truck, que tem no sanduíche de rosbife uma de suas especialidades; Morceguinho, oferecendo hambúrgueres especiais; Açaí Capital e Operação Pizza.

Mais Matérias