shutterstock_146437694

Mitologia para todos

Conteudo Isobar

Livro apresenta as histórias dos grandes mitos mundiais de maneira instrutiva e divertida.

Você já se perguntou de onde vêm os mitos e por que o homem tem a necessidade de criá-los? Ou então por que existe uma pirâmide egípcia na nota de um dólar? Será mesmo que a Guerra de Troia aconteceu? Qual a relação dos biscoitos da sorte com a religião chinesa?

Pois são esses os tipos de questões respondidas pelo historiador norte-americano Kenneth C. Davis, no livro “Tudo o que precisamos saber, mas nunca aprendemos, sobre Mitologia” (Editora DIFEL). A obra começa com questões gerais sobre Mitologia e, na sequência, discorre em detalhes sobre as aventuras de deuses, heróis e monstros do Egito, da Mesopotâmia, da Grécia e da China, entre outros.

“Os mitos têm uma força marcante em nossas vidas, muitas vezes sem que nem percebamos. Estamos cercados por eles na literatura, na cultura pop, em nossa língua e nos noticiários”, afirma Davis. “É raro ler um jornal ou uma revista e não encontrar palavras e frases que contenham referências a mitos da Antiguidade, inclusive como parte da notícia.”

Entre as várias histórias analisadas estão a do Gilgamesh (da Mesopotâmia), o primeiro herói da Mitologia; a de Aquiles e a Guerra de Troia; a de Stonehenge e os druidas; a de Thor, o deus nórdico dos trovões; e a vida cheia de desafios de Buda.

O autor, que já foi comentarista televisivo, colunista de vários jornais, mostra que tais histórias continuam nos influenciando até hoje, pois, além de serem compartilhadas pelas religiões e os estudos de Psicologia, Antropologia, Geografia, Linguagem etc., deixaram suas marcas nos filmes, nas HQs, nos livros, nas músicas, e nas notícias.

“No México, por exemplo, a construção de um supermercado do grupo Walmart foi recebida com forte resistência, pois ficaria muito próxima da Pirâmide do Sol, nas ruínas de Teotihuacán, local onde, segundo a crença dos astecas, ‘os homens se tornavam deuses’”, conta Davis.

De leitura fácil e dinâmica, o livro está disponível nas melhores livrarias. Boa leitura!

Mais Matérias