Crédito: Daniela Macek

Matrimônio e cultura

Conteudo Isobar

Descubra construções históricas para dizer o “sim” em São Paulo.

Uma data inesquecível para tantos casais merece detalhes de arrancar elogios dos convidados e gravar na memória (e nas câmeras digitais) cenas dignas da realeza. Por esse motivo, o espaço onde a união será celebrada é tão importante para um casamento deslumbrante quanto escolher a decoração, bufê e vestido, entre tantos outros itens.

Para realizar sonhos e se sentir nas nuvens, muitos casais estão escolhendo locais carregados de história e emoção para realizar o enlace. Um dos espaços mais procurados pelos pombinhos é o Mosteiro de São Bento, localizado no centro de São Paulo. Além da arquitetura centenária, os convidados poderão admirar noivos e padrinhos atravessando a impressionante nave central da Basílica, que abriga uma das mais belas exposições de arte sacra.

Os noivos são atendidos pessoalmente e o agendamento deve ser feito com, pelo menos, um ano de antecedência. O mais indicado é se preparar 18 meses antes, especialmente se a ideia é se casar em uma sexta-feira ou sábado, dois dias concorridíssimos no calendário de uniões.

Já os amantes de música podem celebrar essa data especial em um dos sete espaços destinados a eventos da Sala São Paulo, parte do Complexo Cultural Júlio Prestes. Algumas celebridades e herdeiros da alta sociedade escolheram juntar os trapinhos sob o teto ajustável da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, construída entre o final dos anos 1920 e início da década de 1930.

Considerado o espaço mais caro para casamentos da capital paulista, a diária de um salão da Sala São Paulo pode chegar a mais de R$ 90 mil, mas há desconto entre janeiro e fevereiro.

A Estação das Artes costuma ser uma das mais procuradas e abriga 700 pessoas sentadas, além de comportar palco e pista de dança no mesmo ambiente. Entre as outras áreas para eventos estão o Salão dos Arcos – muito usado para a cerimônia religiosa – e o Foyer que, por sua vez, recebe até 1.500 convidados.

Fique alerta para alguns detalhes: alguns espaços históricos exigem alvará da Prefeitura de São Paulo e não toleram atrasos, nem de alguns poucos minutos. No caso da Estação e do Mosteiro, é fornecida aos noivos uma lista de todos os fornecedores cadastrados, das flores, sonorização e bufê, à equipe de segurança, valet e lembrancinhas – um cuidado que visa preservar as construções históricas e arquitetura do local. Uma dessas credenciadas para eventos em locais históricos é a Babi Leite Eventos.

Para colocar ainda mais emoção no grande dia.

Mais Matérias